back to top
16.3 C
São Paulo
terça-feira - 19 agosto 2025 - 10:57

Grandes rivalidades Olímpicas: Eileen Gu e Kelly Sildaru no esqui estilo livre

As estrelas adolescentes chinesa e a estoniana têm mostrado há muitos anos o talento necessário para ganhar medalhas Olímpicas. Em Beij

O esqui estilo livre tem a sorte de ter duas atletas com potencial de serem as melhores da história e competindo ao mesmo tempo. Eileen Gu, 18, da República Popular da China, e a estoniana Kelly Sildaru, 19, têm a oportunidade de fazer história nos Jogos Olímpicos de Inverno Beijing 2022.

Não será a primeira experiência Olímpica delas, no entanto, já que ambas competiram e ganharam ouros nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Lausanne 2020.

Saiba mais sobre suas origens, personalidades, como elas estouraram no esporte, últimos resultados e a relação uma com a outra.

Orgulho de suas nações

Uma característica que Gu e Sildaru compartilham é a posição de maior estrela em ascensão de seus países.

Sildaru é a atleta mais popular da Estônia no Instagram, com 88 mil seguidores. “É realmente legal ter o país te apoiando, mas às vezes pode ser difícil se as pessoas te conhecem bem e te reconhecem na rua”, disse a esquiadora.

A principal diferença é que Gu, que é cidadã dupla, lida com expectativas de duas nações. “Quando estou nos EUA, sou americana, mas quando estou na China, sou chinesa”, ela disse à ESPN.com. “Minha mensagem é que quero tornar o esporte algo internacional”.

As duas atletas também curtem a vida fora da neve. Gu ocasionalmente trabalha como modelo e Sildaru é vlogger no YouTube.

“Acho que é realmente importante ter uma vida completa, poder fazer muitas coisas diferentes. Eu gosto disso, eu amo. Fui à Semana de Moda de Paris em 2019, que foi provavelmente a melhor semana da minha vida… sem ofensas, esqui!”, disse Gu.

Despontando no esqui

Sildaru foi a primeira a estourar, ganhando seu primeiro ouro nos X Games aos 13 anos, a mais nova da história e a primeira da Estônia. Ela também foi a primeira mulher a acertar um Switch 1260° Mute e um 1440° in competition.

Considerada a favorita antes de PyeongChang 2018, Sildaru sofreu uma lesão de ligamento que a tirou do evento.

Ela voltou forte, com o título do slopestyle em Lausanne 2020. Sildaru é pentacampeã dos X Games, tetracampeã do Dew Tour e campeã mundial em 2019 no halfpipe.

“Kelly é tão interessante para mim, porque ela havia tanta visibilidade nela como atleta antes mesmo de ela competir”, disse a esquiadora americana Jen Hudak à Forbes. “Ser uma boa esquiadora é diferente de ser uma boa competidora e ela com certeza superou as minhas expectativas nisso, com certeza”, completou.

Gu, por sua vez, se tornou especialista em ganhar três medalhas por evento, fazendo isso em Lausanne 2020, X Games 2021 e Mundial de 2021. Ela ganhou dois ouros em cada um deles.

Mais uma prova de que ela está em ótima forma é o vídeo que Gu postou em novembro de 2021 acertando um double cork 1440°, tornando-se a primeira mulher a fazê-lo.

O prodígio do esqui estilo livre Eileen Gu sobre o sucesso de medalhas em 2021, capa da Vogue e dumplings!

Em boa forma antes de Beijing 2022

Gu dominou o halfpipe nesta temporada, ganhando todos os eventos da Copa do Mundo e conquistando seu primeiro Globo de Ouro. Já Sildaru lidera a busca pelo globo no slopestyle.

“Estou realmente muito chocada”, disse Sildaru em Mammoth Mountain depois de vencer Gu. “Minhas malas se perderam quando vim para cá e não treinei, só fiz os aquecimentos antes da classificação e da final. Então estou feliz de ter feito uma boa apresentação”.

No X Games de Aspen em janeiro, Gu não competiu e Sildaru foi campeã no halfpipe, mas sofreu uma queda no slopestyle. O contratempo, no entanto, não atrapalhou os planos da estoniana em Pequim.

Parece claro quem tem a vantagem em cada evento, mas uma coisa é clara: elas não vão facilitar a vida da outra.

Rivalidade com respeito

Desde a época dos Jogos Olímpicos da Juventude, Gu e Sildaru têm mostrado que o aspecto mais importante de uma rivalidade é admiração mútua.

“Antes da minha última apresentação, estava muito nervosa”, disse Gu em Lausanne 2020. “Kelly veio atrás de mim e disse ‘ei, quero que você acerte essa’. Essa é a camaradagem que temos. Ela é tão boa pessoa quanto é esquiadora. Eu me espelho nela desde os oito anos. Estar apenas a meio ponto dela foi incrível”.

O sentimento ainda permanece até os dias atuais. “Honestamente, hoje foi sobre diversão, dar o máximo, elevar o esporte”, disse Gu depois do Dew Tour em dezembro de 2021. “Ser uma pequena parte disso é meu grande objetivo. Estar aqui com a Kelly e com Cassie [Sharpe] especialmente, é sempre muito inspirador”.

O esqui estilo livre em Beijing 2022 começa em 3 de fevereiro. Conhecermos as medalhistas do big air no dia 8, do slopestyle no dia 14 e do halfpipe no dia 18.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,4153
CNY
0,7541
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Brasil e China fecham acordo inédito para reforçar segurança no trabalho e em equipamentos de alto risco

Brasil e China deram um passo importante na cooperação...

Brasil responde a Trump sobre investigação comercial em meio a escalada de tarifas

O governo brasileiro entregou nesta segunda-feira (18) ao governo...

Carne bovina brasileira bate recorde histórico de exportações em julho com China na liderança

As exportações brasileiras de carne bovina alcançaram, em julho,...

Banco do BRICS destina R$ 2,7 bilhões para infraestrutura no Brasil com foco em Amazônia e transição energética

O Brasil deu mais um passo estratégico para fortalecer...