O Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo do Brasil (PNT) para 2024-2027 foi apresentado na sexta-feira (9) durante a VIII edição do “Salão do Turismo: Conheça o Brasil”, realizado no Rio de Janeiro. A informação é do Brasil 247, parceiro da rede TV BRICS.
De acordo com os objetivos do programa, planeja-se aumentar o número de viagens domésticas de 93 milhões para 150 milhões, o número de turistas internacionais para 8,1 milhões e a receita esperada de visitantes estrangeiros para US$ 8,1 bilhões (R$ 44 bilhões). O plano também inclui uma meta de elevar o número de empregos no setor de turismo para 3 milhões.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou as tendências positivas de crescimento do setor no Brasil, com aumento no número de hotéis, voos e renda dos cidadãos.
“Estamos muito animados com os resultados do turismo brasileiro. Já passamos de 50 mil novos empregos gerados desde 1º de janeiro de 2023”, disse o ministro.
“E com mais hotéis, mais voos, e mais renda no bolso, o brasileiro está viajando mais e se interessando mais em conhecer o país”, adicionou.
O PNT é baseado nos princípios de colaboração, regionalização, desenvolvimento sustentável, inovação e transformação digital. Ele também inclui o estabelecimento de 20 programas e planos setoriais.
O Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, afirmou que, junto do desenvolvimento do turismo, os direitos básicos e a proteção social devem ser garantidos para os setores mais vulneráveis da população brasileira.
“Sem dignidade, respeito, equidade, o povo não tem cultura. E sem cultura, não tem turismo. Ou seja, sem direitos humanos, nós não vamos conseguir fazer o turismo que precisamos desenvolver como estratégia nacional”, disse o ministro.