back to top
18.6 C
São Paulo
quinta-feira - 22 janeiro 2026 - 16:09

EUA alertam China sobre aumento das tensões com Filipinas e Taiwan

Os Estados Unidos advertiram nesta quarta-feira (7) a China sobre a escalada de tensões com Filipinas e Taiwan. Os dois países, aliados americanos, têm demonstrado a Washington preocupação com o que chamam de movimentos agressivos por parte de Pequim.

No caso de Taiwan, ilha considerada pela China um território separatista, a preocupação aumentou depois que 15 aviões chineses entraram na zona de defesa aérea taiwanês. Há o temor por parte de Washington que Pequim endureça a repressão a Taipé de maneira semelhante ou mais intensa do que fez com Hong Kong.

Em entrevista coletiva, o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, afirmou que os EUA atuarão caso a escalada de tensões se intensifiquem.

Mais cedo, o ministro de Relações Exteriores de Taiwan afirmou que a ilha “lutará até o fim” caso a tensão com a China escale para uma violência.

Outra preocupação sinalizada por Washington está no recente episódio envolvendo mais de 200 navios militares, vistos em março em águas territoriais disputadas entre China e Filipinas. Price afirmou inclusive que os EUA pode acionar tratados de defesa mútua em caso de agressão.

A China, que reivindica quase todo o mar, rico em recursos, rejeitou semanas de pedidos das Filipinas para retirar os navios que, segundo Manila, entraram ilegalmente em sua zona econômica exclusiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,3734
CNY
0,7694
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Distrito chinês mobiliza técnicos para proteger lavouras de trigo do frio intenso

Diante da chegada de uma forte onda de frio,...

China fortalece “Grande Muralha Verde” para conter desertificação no Taklamakan

O governo chinês afirmou que concluiu a fase estrutural...

China suspende embargo à carne de frango do Rio Grande do Sul e abre espaço para retomada de exportações

A China anunciou nesta terça-feira, 20 de janeiro de...