Estufas de vidro inteligentes impulsionam hortaliças frescas com tecnologia de ponta

Estufas inteligentes com controle remoto e sensores 24h revolucionam o cultivo de hortaliças no interior da China, atraindo consumidores e compradores de todo o país.

(Foto: Reprodução / Heze)

No Jardim Botânico Ecológico de Heze, no distrito de Dingtao, as estufas de vidro reluzentes se transformaram em verdadeiras “despensas inteligentes” de vegetais. Equipamentos conectados 24 horas por dia atuam como “zeladores digitais” das hortaliças, monitorando e ajustando automaticamente o ambiente para garantir um cultivo totalmente inteligente. Com o apoio da tecnologia, os vegetais verdes e saudáveis se tornaram os queridinhos do mercado.

Em um supermercado no centro de Dingtao, entre as muitas opções de legumes frescos nas prateleiras, os tomates e pimentões cultivados nas estufas de vidro locais se destacam. Pela aparência fresca, coloração viva e qualidade livre de agrotóxicos, eles conquistaram os consumidores — e somem das prateleiras logo nas primeiras horas do dia.

“A qualidade desses vegetais é excelente. Hoje em dia, os consumidores preferem produtos orgânicos e livres de venenos. A gente compra tudo no mesmo dia e os produtos são super frescos. Normalmente até o fim da manhã já está tudo vendido”, conta Dong Yuying, gerente de um dos mercados da cidade.

(Foto: Reprodução / Heze)

Esses vegetais tão disputados vêm das estufas inteligentes localizadas no Jardim Botânico Ecológico de Heze, que abriga um polo modelo de agricultura de alta tecnologia. Dentro das estufas, tomates e pimentões crescem juntos, saudáveis e vibrantes. O ambiente é equipado com sensores de temperatura e umidade, cortinas automatizadas para controle de luz, sistema de irrigação por gotejamento e sensores de luminosidade — todos operando juntos para monitorar as condições em tempo real e fazer ajustes automáticos, criando um clima perfeito para o desenvolvimento das plantas.

Quando a temperatura dentro da estufa passa dos 40 °C, o sistema ativa automaticamente o controle de temperatura, acionando painéis de resfriamento e ventiladores. Se a luz natural estiver fraca, o sistema de iluminação entra em ação imediatamente, mantendo sempre as condições ideais.

Tudo isso pode ser controlado por celular, 24 horas por dia. A plataforma inteligente permite acompanhar a umidade, a temperatura e a iluminação em tempo real. Além disso, ela antecipa riscos de pragas e doenças, oferecendo soluções sob medida para proteger cada tipo de cultivo.

Com base na análise de dados dos anos anteriores, o sistema consegue prever, por exemplo, a possibilidade de aparecimento de doenças como o míldio em pimentões ou o mofo cinzento em tomates, tomando medidas como ajustar a ventilação ou reduzir a umidade para prevenir essas ameaças com precisão.

Esses vegetais, além de saudáveis e de alta qualidade, têm chamado a atenção não só dos moradores locais, mas também de compradores de fora, que vêm especialmente para adquirir os produtos.

“Nosso próximo passo é aprimorar ainda mais o manejo dos tomates e pimentões para que mais pessoas possam experimentar nossos vegetais saudáveis”, afirma Chen Tong, responsável pelo projeto de agricultura eficiente do Jardim Botânico Ecológico de Heze.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui