Amassando, moldando e comprimindo o barro aromático em formas e padrões variados, ajustando e esculpindo o barro já moldado, para depois secá-lo ao ar, passar um cordão e adicionar um tassel, resulta em uma placa de incenso chinesa única. Recentemente, mais de vinte estudantes estrangeiros da Rússia e Coreia do Sul tiveram a oportunidade de experimentar pessoalmente o charme da fabricação de incenso, um patrimônio cultural imaterial da China, em Shanxian, Shandong.
“As placas de incenso são um tipo de incenso que exala aroma sem necessidade de queima, conhecidas como ‘perfume sólido’ do Oriente. A arte de fazer incenso da família Wu teve origem no final da dinastia Yuan, combinando técnicas culturais populares de fabricação de incenso, estabelecendo assim o negócio de fabricação de incenso Wu, com uma história de 700 anos.” Sob a liderança da 19ª geração de herdeiros da técnica artesanal de fabricação de incenso da família Wu, Wu Ping, os estudantes estrangeiros foram introduzidos à cultura tradicional do incenso chinês. Wu Ping compartilhou histórias românticas por trás das receitas de incenso e as características únicas da arte de fabricar incenso da família Wu.
“Wu Ping explicou aos estudantes que as placas de incenso são delicadamente perfumadas e artisticamente moldadas. Usá-las não apenas aromatiza roupas e o corpo e repele insetos, mas também serve como um adorno que acrescenta uma elegância distinta. A tradição de usar placas de incenso na China antiga não só cultivava o caráter e refinava o temperamento, mas também simbolizava um espírito de liberdade e independência do mundo.” Os estudantes mostraram grande interesse, ansiosos por experimentar a arte de fazer incenso.
“Ao colocar o barro no molde, é importante comprimir bem e raspar o excesso de barro nas bordas antes de desmoldar. Se a placa de incenso não sair facilmente, basta bater levemente na parte de trás do molde. Evite expor ao sol para prevenir encolhimento e deformação,” ensinou Wu Ping, orientando os estudantes passo a passo no processo de fabricação e destacando os cuidados necessários.
“O processo mais romântico é o de escultura do incenso, com o aroma penetrando no nariz, é muito relaxante,” disse um estudante russo enquanto esculpia seu incenso. “Os moldes para as placas de incenso são muito bonitos, todos com significados auspiciosos. Gosto muito deles, especialmente dos que têm figuras humanas e caracteres chineses,” expressou um estudante coreano, orgulhoso de sua placa de incenso recém-concluída de Maitreya.
Os estudantes estrangeiros mostraram-se encantados com as placas de incenso que criaram, exibindo-as orgulhosamente e fotografando com seus celulares. Eles elogiaram unanimemente as placas de incenso e a cultura do incenso chinesa como “incríveis”!
Fotografia por Wang Xiaolan