Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da China (USTC) criaram o protótipo de um computador quântico supercondutor programável com o maior número de qubits funcionais do mundo.
Liderado pelo físico quântico Pan Jianwei, o estudo foi publicado na revista Science na sexta-feira. O protótipo do computador foi batizado de Zu Chongzhi, em homenagem ao talentoso matemático chinês do século V.
O desenvolvimento de computadores quânticos, que prometem enormes vantagens de computação, é um dos maiores desafios na vanguarda científica e tecnológica global.
Os equipamentos deverão melhorar exponencialmente a eficiência dos computadores convencionais na resolução de problemas como criptografia, otimização de big data, design de materiais e análise de fármacos.
Em 2019, o Google desenvolveu um processador supercondutor programável de 53 qubits, denominado “Sycamore”, e alegou ter superado qualquer computador clássico do mundo. Agora, o processador Zu Chongzhi possui 62 qubits, demonstrando um novo desenvolvimento da tecnologia.