Início Capa Equipe chinesa desenvolve novo processador quântico

Equipe chinesa desenvolve novo processador quântico

Equipamento possui maior o número de qubits supercondutores do mundo

0

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da China (USTC) criaram o protótipo de um computador quântico supercondutor programável com o maior número de qubits funcionais do mundo.

Liderado pelo físico quântico Pan Jianwei, o estudo foi publicado na revista Science na sexta-feira. O protótipo do computador foi batizado de Zu Chongzhi, em homenagem ao talentoso matemático chinês do século V.

O desenvolvimento de computadores quânticos, que prometem enormes vantagens de computação, é um dos maiores desafios na vanguarda científica e tecnológica global.

Os equipamentos deverão melhorar exponencialmente a eficiência dos computadores convencionais na resolução de problemas como criptografia, otimização de big data, design de materiais e análise de fármacos.

Em 2019, o Google desenvolveu um processador supercondutor programável de 53 qubits, denominado “Sycamore”, e alegou ter superado qualquer computador clássico do mundo. Agora, o processador Zu Chongzhi possui 62 qubits, demonstrando um novo desenvolvimento da tecnologia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile