Consórcio Sino-Brasileiro vence leilão para projeto de trem intermunicipal de São Paulo

(Foto: IEST)

Em um significativo avanço para a infraestrutura de transporte do estado de São Paulo, o Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, fruto da colaboração entre o Grupo Comporte e a gigante chinesa CRRC (China Railway Construction Corporation), sagrou-se vencedor do leilão para a implementação do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte. Este projeto visa conectar as cidades de São Paulo a Campinas, passando por Jundiaí, e promete ser um marco no transporte público sobre trilhos na região. O evento de licitação ocorreu na sede da B3, em São Paulo, nesta quinta-feira (29), destacando-se como um momento histórico para o transporte intermunicipal paulista.

O Grupo Comporte, sob a gestão da família de Nenê Constantino, um dos principais nomes do setor de transportes no Brasil e fundador da Gol Linhas Aéreas, une-se à expertise da CRRC, reconhecida mundialmente por sua atuação na fabricação e operação de materiais rodantes. Este consórcio apresentou a oferta vencedora, propondo um desconto de 0,01% sobre o valor máximo de contraprestação estabelecido em R$ 8,06 bilhões, evidenciando o comprometimento e a capacidade de ambas as empresas em levar adiante este ambicioso projeto.

A concessão para o TIC abrange um amplo escopo de serviços, incluindo a operação, manutenção, modernização e expansão do transporte público sobre trilhos, assim como a implantação do Trem Intermetropolitano (TIM) e a realização de melhorias na Linha 7-Rubi. Com um prazo de concessão estipulado em 30 anos, a partir do início da operação dos novos ramais ou da extensão do serviço comercial da Linha 7, este projeto representa um passo significativo para o desenvolvimento do transporte regional.

O TIC Eixo Norte tem como objetivo atender às demandas de mobilidade das regiões metropolitanas de São Paulo, Jundiaí e Campinas, oferecendo um trajeto aproximado de 100 quilômetros. A rota expressa ligará a estação Barra Funda a Campinas, com uma parada estratégica em Jundiaí, prometendo uma viagem de apenas 64 minutos. Com 15 trens destinados a este serviço, estima-se um custo de R$ 64 por passagem.

Além disso, o projeto contempla o Trem Intermetropolitano (TIM), que contará com cinco estações ao longo de um percurso de 44 quilômetros, interligando Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. Projetado para operar com sete trens, o TIM promete um tempo de deslocamento de 33 minutos, com passagens a R$ 14,05.

A concessão da Linha 7-Rubi também faz parte da parceria público-privada, operando entre as estações Barra Funda e Jundiaí. Este trecho de 57 quilômetros, com 17 estações, terá um tempo de viagem estimado em 61 minutos. Adicionalmente, 30 trens que atualmente servem esta linha serão transferidos ao futuro concessionário, mantendo a tarifa em R$ 4,40.

Este projeto não apenas fortalece o sistema de transporte público sobre trilhos em São Paulo, mas também representa um avanço significativo em termos de mobilidade urbana, conectividade e sustentabilidade, reforçando a importância das parcerias público-privadas no desenvolvimento de infraestruturas críticas para o futuro das cidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui