back to top
24.4 C
São Paulo
domingo - 13 outubro 2024 - 14:18

Comissão de Ética em Pesquisa diz que nebulização com cloroquina em Manaus é experimento clandestino

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), vinculada ao Ministério da Saúde, informou que considera o tratamento realizado com cloroquina nebulizada em pacientes internados com Covid-19 em Manaus um experimento clandestino e sem autorização legal. Em nota divulgada nesta sexta-feira (16), o órgão faz menção indireta às pesquisas com cobaias no nazismo.

O texto afirma que a o procedimento realizado em uma maternidade de Manaus feriu o Código de Nuremberg, criado após os experimentos em seres humanos após a Segunda Guerra, e os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O Conep informa que encaminhou ainda uma representação ao Ministério Público Federal para providências.

Segundo a Secretaria de Saúde do Amazonas, pelo menos uma paciente com Covid-19 morreu após ser submetida a nebulização com hidroxicloroquina em uma maternidade da capital do Amazonas. O governo admite que pelo menos mais uma mulher recebeu o tratamento. A Polícia Civil investiga a denúncia de que pelo menos três mulheres grávidas morreram após a nebulização.

Depois da divulgação da morte de pelo menos um paciente após o tratamento, o órgão verificou os registros em sua base de dados (Plataforma Brasil) e informou não ter encontrado pesquisa associada à nebulização com cloroquina ou hidroxicloroquina. Segundo o Conep, a própria médica responsável pelo tratamento teria confirmado que o procedimento experimental ocorreu sem a aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou mesmo da Conep.

No caso da paciente morta, o Conep considera que houve “flagrante desrespeito às normas de ética em pesquisa do País”, pois o tratamento experimental não tem “fundamentação científica” e autorização prévia, além de ser “conduzido por profissional sem experiência em pesquisa clínica”.

Segundo o Conep, um termo de consentimento com uma suposta autorização dos pacientes, que teria sido solicitado aos doentes pela médica responsável pelo tratamento experimental, não representa um termo de consentimento livre e esclarecido minimamente aceitável para uma pesquisa clínica. Para o órgão, faltou assegurar os direitos dos participantes de pesquisa e informar adequadamente os procedimentos e riscos associados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,4558
CNY
0,7773
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

China entrega 1° trem a São Paulo para megaprojeto de monotrilho

A cidade de São Paulo recebeu o primeiro dos...

Cuba pede oficialmente status de parceiro do BRICS em carta à Rússia

Cuba solicitou oficialmente sua adesão ao BRICS como país...

Países do BRICS unem esforços em sua jornada de desenvolvimento

A 16ª cúpula do BRICS deverá ser realizada no...

Pequim emite 1ª licença para robôs de cozinha com inteligência artificial

Pequim acaba de emitir sua primeira licença comercial de...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado