back to top
26.3 C
São Paulo
terça-feira - 02 dezembro 2025 - 19:08

China terá forte impulso no comércio exterior nos próximos meses, diz think tank britânico

“Esperamos que o impulso das exportações permaneça robusto nos próximos meses”, disse o relatório, acrescentando que uma forte recuperação econômica global sustentaria as exportações da China em todo o ano de 2021, apesar do provável recuo da demanda relacionada à pandemia ainda este ano.

Além das exportações, o think tank britânico também disse que “achamos que o impulso das importações deve aumentar nos próximos meses devido à atual recuperação doméstica”.

“Esperamos que um crescimento econômico consecutivo robusto retome após a fraqueza temporária no primeiro trimestre e estamos otimistas com as exportações e o investimento manufatureiro”, disse o think tank, observando que o consumo deve “ganhar ritmo novamente à medida que os consumidores se tornam mais confortáveis com as condições de saúde pública e sua situação econômica”.

O relatório veio depois que os dados oficiais da China divulgados no início do dia mostraram que o total de importações e exportações de mercadorias do país aumentou 28,5% ano a ano, para 11,62 trilhões de yuans (US$ 1,8 trilhão) nos primeiros quatro meses de 2021.

Isso marca um aumento de 21,8% ante o nível pré-epidemia de 2019, informou a Administração Geral das Alfândegas (GAC) da China.

As exportações saltaram 33,8% em relação a um ano antes, enquanto as importações subiram 22,7% em termos de yuan, revelaram os dados oficiais.

O crescente turismo doméstico da China também alimentou o consumo, uma vez que o país tem efetivamente contido a pandemia COVID-19 e a taxa de vacinação está aumentando constantemente.

Durante o último feriado de cinco dias do Dia do Trabalhador, que terminou na quarta-feira, a China registrou um total de 230 milhões de viagens turísticas domésticas, um aumento de 119,7% em relação ao ano passado, de acordo com o Ministério da Cultura e Turismo da China.

Tommy Wu, economista-chefe da Oxford Economics, disse à Xinhua que “as viagens domésticas provavelmente se recuperarão para níveis pré-pandemia durante o feriado do Dia do Trabalhador, o que é definitivamente encorajador”.

“Dito isso, se vermos uma forte rendimento positivo nos gastos dos consumidores durante o feriado do Dia do Trabalhador, será um sinal muito encorajador de que a recuperação do consumo das famílias provavelmente está de volta aos trilhos”, acrescentou Wu.

O mercado atraente da China ofereceu enormes oportunidades aos fabricantes e investidores mundiais, já que a segunda maior economia do mundo prometeu abrir ainda mais seu mercado e fortalecer a economia global.

“A recuperação da China da pandemia dá esperança ao mundo, a Exposição Internacional de Produtos de Consumo de Hainan é um passo prático para trazer essa esperança para os outros países”, disse Xiong Yu, professor da Surrey Business School, na Universidade de Surrey, Grã-Bretanha.

A Exposição Internacional de Produtos de Consumo da China, que será realizada de 7 a 10 de maio na província insular chinesa de Hainan, deverá ser uma nova janela para a abertura de alto nível do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,3273
CNY
0,7535
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Zona Oeste de Heze acelera transformação digital da indústria

Nos últimos anos, acompanhando a onda de transformação digital...

Imersão Gastronômica “Sabor de Juancheng” aproxima São Paulo da tradição milenar do mantou

Na última sexta-feira (28), o Marco Zero da Gastronomia,...

Bolos de Perseca Geng de Caozhou ganham novo fôlego em Heze

Historicamente, os Bolos de Perseca Geng, ao lado das...

Iniciativa “Uma Peça por Aldeia” impulsiona novas práticas de civilidade no meio rural

“Antes, os casamentos e funerais na aldeia eram marcados...