22.9 C
São Paulo
domingo - 16 junho 2024 - 20:54

China mantém ‘sol artificial’ em 120 milhões de graus e bate recorde mundial

O dispositivo Tokamak foi projetado para replicar o processo de fusão nuclear que ocorre naturalmente no sol e nas estrelas para fornecer energia limpa quase infinita por meio da fusão nuclear controlada, que muitas vezes é apelidada de “sol artificial” e está localizado nos Institutos Hefei de Ciências Físicas da Academia Chinesa de Ciências.

A conquista quebrou um recorde anterior de manutenção da temperatura do plasma em 100 milhões de graus por 100 segundos. De acordo com Li Miao, diretor do departamento de física da Southern University of Science and Technology em Shenzhen, é um marco no alcance da meta de manter a temperatura em um nível estável por muito tempo.

Alcançar uma temperatura de plasma acima de 100 milhões de graus é um dos principais desafios para controlar a fusão nuclear. No final de 2020, a Coreia do Sul atingiu 100 milhões de graus por 20 segundos. Acredita-se que a temperatura no centro do sol seja de 15 milhões de graus celsius, o que significa que o plasma no centro do dispositivo será sete vezes mais quente que o do sol.

A energia gerada a partir da fusão nuclear é a mais confiável e limpa, disse Lin Boqiang, diretor do Centro Chinês para Pesquisa em Economia de Energia da Universidade de Xiamen, ao Global Times na sexta-feira, acrescentando que se a tecnologia puder ser aplicada comercialmente, terá enormes benefícios econômicos.

No entanto, Lin alertou que como a tecnologia ainda está em fase experimental, ainda são necessários pelo menos 30 anos para que a tecnologia saia do laboratório. “É mais como uma tecnologia do futuro que é crítica para o impulso de desenvolvimento verde da China.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,2892
CNY
0,7302
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Turquia segue EUA e impõe forte tarifa sobre importações de veículos da China

A Turquia vai acrescentar uma tarifa adicional de 40%...

Weifang Realiza Encontro Econômico e Comercial em São Paulo

São Paulo, 12 de junho de 2024 – A...

Colheita de 66 mil hectares de trigo na região de Dingtao

O vento sopra sobre os campos de trigo, espalhando...

Líderes do G7 prometem combater “práticas comerciais injustas da China”

Os líderes do G7 prometeram nesta sexta-feira (14) combater...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado