15.1 C
São Paulo
sexta-feira - 19 abril 2024 - 10:41

China e UE entram em impasse sobre acordo de investimentos

O governo da China se manifestou formalmente nesta sexta-feira (21) sobre a suspensão do processo de ratificação de um acordo de investimentos na União Europeia após a decisão anunciada pelo Parlamento Europeu um dia antes.

Em sua tradicional coletiva diária, um dos porta-vozes do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, afirmou que o documento “é equilibrado, reciprocamente vantajoso e não é um presente por nenhuma das partes envolvidas”.

“A China sempre foi sincera e espera que a União Europeia encontre uma solução para uma decisão justa em linha com os seus interesses”, disse ainda o representante.

Para Zhao, as sanções de resposta anunciadas por Pequim contra entes europeus “foram uma resposta necessária e legítima às sanções unilaterais europeias”, mas ressaltou que esse “clima de confronto não ajuda porque o diálogo e cooperação são as estradas justas”.

A decisão do Parlamento da UE de frear a sanção do acordo, que havia sido assinado em dezembro do ano passado entre Bruxelas e Pequim, foi tomada e valerá até que a China não retire as sanções contra 10 empresas e cidadãos europeus (incluindo cinco parlamentares) impostas como uma resposta à decisão europeia de punir cinco dirigentes chineses por conta das violações de direitos humanos da minoria uigur na província de Xinjiang.

Segundo o porta-voz, a decisão europeia foi tomada “com base em mentiras e informações falsas, em fatos ignorados” e que “interferem gravemente nos assuntos internos da China, violando de maneira evidente o direito internacional e as normas de base das relações internacionais”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,0588
CNY
0,6993
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

China tenta apaziguar conflito entre Irã e Israel

A diplomacia chinesa atua para evitar uma escalada das...

O plantio de árvores e a proteção do meio ambiente começam por mim

Nos últimos dias, na Quarta Escola Experimental Primária do...

‘O curioso caso de Benjamin Netanyahu’: líder de Israel é criticado dentro e fora do país

Certamente, uma das características mais trágicas do conflito em Gaza é...

China critica ataque ao Irã que motivou resposta a Israel

O embaixador da China na Organização das Nações Unidas (ONU) Dai...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado