24.5 C
São Paulo
domingo - 03 dezembro 2023 - 04:28

China diz que os EUA ‘usam a pandemia para perseguir a estigmatização’

Os EUA não têm interesse em conduzir um estudo científico das origens da Covid-19 e tenta politizar a investigação, disse o Ministério das Relações Exteriores da China nesta quinta-feira (27 de maio), depois que o presidente americano, Joe Biden, ordenou uma revisão da inteligência sobre onde o vírus emergiu.

“O objetivo deles é usar a pandemia para perseguir a estigmatização, manipulação política e transferência de culpa”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, em entrevista coletiva em Pequim.

Enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) se prepara para iniciar uma segunda fase de estudos sobre as origens da Covid-19, a China está sob pressão para dar aos investigadores mais acesso em meio a alegações de que o SARS-CoV-2 vazou de um laboratório especializado em pesquisa de coronavírus na cidade de Wuhan.

A China negou repetidamente que o laboratório seja o responsável, dizendo que os Estados Unidos e outros países estão tentando se distrair de suas próprias falhas em conter o vírus.

Biden disse na quarta-feira (26 de maio) que as agências de inteligência dos EUA estavam divididas sobre se a Covid-19 “surgiu do contato humano com um animal infectado ou de um acidente de laboratório”.

A pandemia matou mais de 3 milhões de pessoas em todo o mundo e atingiu a economia global por causa de bloqueios e outras restrições para diminuir sua propagação. A origem do vírus permanece contestada entre os especialistas. Os primeiros casos conhecidos surgiram na cidade de Wuhan, no centro da China, em dezembro de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
4,9231
CNY
0,6962
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Deixe o mundo ver uma Shandong melhor

No dia 26 de novembro, a cerimônia de lançamento...

Questão de Taiwan: Pequim adverte sobre risco de guerra caso governo da ilha insista em separatismo

Atividades separatistas são 'incompatíveis' com a paz no estreito,...

Economia chinesa ganha novo impulso e yuan se recupera ante ‘ventos favoráveis’, diz mídia

De acordo com a Bloomberg, o yuan da China deve ser impulsionado pelos...

Conferência Anual do CEBC aborda sustentabilidade e neoindustrialização na relação Brasil-China

A Conferência Anual do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) de...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado