Home Mundo Ásia China condena violação de direitos humanos pelo Japão ao descartar água radioativa no mar

China condena violação de direitos humanos pelo Japão ao descartar água radioativa no mar

0
China condena violação de direitos humanos pelo Japão ao descartar água radioativa no mar

O representante chinês permanente no Escritório das Nações Unidas em Genebra, Chen Xu, disse que o descarte unilateral do governo japonês da água contaminada da usina nuclear Fukushima viola gravemente os direitos à saúde, ao desenvolvimento e ao meio ambiente dos cidadãos de países costeiros do Pacífico e de todo o mundo. A legitimidade, legalidade e segurança da ação japonesa têm sido questionadas pela comunidade internacional e fortemente contestadas pela população do Japão, Coreia do Sul e outros países.

O discurso do embaixador Chen Xu foi proferido no diálogo entre o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e o relator especial sobre as questões dos direitos humanos em relação à água potável e ao saneamento.

Segundo o representante chinês, se a água contaminada de Fukushima for segura, não há necessidade de descartá-la no mar. Se não for segura, não deve ser descarregada no mar. A China apela ao Conselho de Direitos Humanos para que preste mais atenção a esta questão e insta o Japão a parar imediatamente o descarte da água radioativa no mar.