back to top
13.5 C
São Paulo
quinta-feira - 20 junho 2024 - 09:08

Butantan recebe novo lote de IFA da CoronaVac nesta semana

Com a produção de CoronaVac interrompida desde o dia 13 de maio, o Instituto Butantan recebe nesta semana 3 mil litros de insumos para retomar a produção e entregar 5 milhões de doses do imunizante. Anteriormente, o R7 informou que a matéria-prima chegaria na quarta-feira (26), mas a informação foi corrigida pelo governo de São Paulo. A carga com insumos para a CoronaVac está prevista para chegar no país nesta terça-feira (25).

Após a retomada da produção, a expectativa é entregar mais 5 milhões de doses da vacina. A estimativa está abaixo do esperado. A previsão inicial era de receber 4 mil litros de insumos para gerar 7 milhões de doses da vacina. A redução foi anunciada pela China no dia 18.

O Butantan e o governador de São Paulo, João Doria, afirmaram que recentes ataques do presidente Jair Bolsonaro à China têm interferido diretamente no cronograma de liberação de novos lotes de insumos pelos chineses. Na semana passada, Doria reiterou que o atraso se deve a uma “questão política e diplomática”, mas demonstrou confiança em uma liberação em breve.

Em depoimento à CPI da Covid do Senado nesta terça, o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo negou que atritos do governo Bolsonaro com a China tenham atrapalhado na remessa de insumos de vacinas ao Brasil.

Na quinta-feira (20), em reunião com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, com governadores, Doria pediu ajuda para evitar atrasos na liberação dos insumos e propôs ainda a compra de vacinas chinesas ainda em aprovação pela Anvisa por meio do Fórum dos Governadores, em vez do Ministério da Saúde.

No encontro, o embaixador se comprometeu com a liberação de insumos suficientes para produzir 16,6 milhões de doses não só dá CoronaVac, mas também da Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,2892
CNY
0,7302
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Indústria de Flores Floresce Lindamente

Recentemente, dois moradores estavam organizando flores de peônia no...

Empresário brasileiro pretende expandir uso de drones chineses na produção agrícola do Brasil

Valdicimar de Assis Mattusoch, empresário brasileiro, pegou seu celular...

Gérberas Africanas Ganham Popularidade no Mercado

Recentemente, no Parque Industrial Agrícola Moderno Baisheng Wanfu, na...

Aspargos de Dingtao Conquistam o Mercado Internacional

Atualmente, os aspargos frescos cultivados na região de Dingtao...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado