Em 4 de fevereiro, exatamente no dia do Início da Primavera, o repórter visitou a Oficina de Artesanato de Escultura em Madeira Xinjiang, na vila de Huanggang, no Distrito de Mudan. O interior da oficina estava aconchegantemente aquecido, com o aroma encorpado de vários tipos de madeira se misturando ao cheiro fresco da serragem recém-cortada. O mestre entalhador Liu Haibo estava totalmente concentrado, debruçado sobre a larga bancada, com seu cinzel deslizando habilmente sobre um bloco de madeira de cânfora que já começava a mostrar a textura do desenho.
“Esta é uma das séries comemorativas preparadas para o Ano do Cavalo, segundo o calendário lunar.” Li Yanfeng, responsável pela oficina, observava à distância, com um sorriso nos olhos. “Começar o trabalho no Lichun é um bom presságio. Preservamos o significado tradicional auspicioso de ‘sucesso imediato’ e incorporamos um toque de humor moderno, tornando as saudações auspiciosas mais amigáveis e rejuvenescidas.”
Com a aproximação do Festival da Primavera, os pedidos de peças com os temas “espírito dragão-cavalo” e “sucesso imediato” não param de chegar à oficina. O zumbido suave das ferramentas elétricas e o som rasgado dos cinzéis tradicionais na madeira se entrelaçavam, formando a melodia da azáfama de final de ano.
No dia do Início da Primavera, a serragem voa e o som dos cinzéis ecoa; os artesãos estão esculpindo meticulosamente o “espírito dragão-cavalo” e a esperança da primavera desta nossa era.












