As grifes de moda chegam ao videogame e ao TikTok

Louis Vuitton tem coleção com League of Legends e marcas como Gucci, Prada e Dolce & Gabbana fazem concursos de vídeos para viralizar

Grifes de alta moda como Louis Vuitton, Prada e Gucci, em que simples camisetas de malha não custam menos de quatro dígitos, estão extrapolando as anteriormente elitistas passarelas e marcando presença em plataformas cuja maior audiência é formada por jovens recém-saídos da adolescência, que sequer têm cartão de crédito.

A presença das marcas em contas do Instagram, videogames e vídeos do TikTok está ficando mais comum do que os carões dos convidados nas disputadas filas dos desfiles das semanas de moda – a atual temporada de moda feminina, aliás, teve início na semana passada em Nova York, está atualmente em Londres e se encerra no dia 9 de março em Paris.

A maior parte dos desfiles das temporadas do ano passado e deste agora têm acontecido sem presença do público, apenas com transmissão online. Enquanto as apresentações ao vivo estão esvaziadas, as roupas das grandes grifes surgem com força nos pixels e algoritmos das plataformas digitais – em grande parte para um novo público, vale reforçar.

O debate entre marcas e público sempre aconteceu por meio dos desfiles nas semanas de moda, com a cobertura dos veículos especializados. As coisas mudaram com a chegada das redes sociais. Os aplicativos nos celulares ampliaram o canal de comunicação com o público mais jovem.

O Instagram foi o principal canal para as marcas saírem das passarelas instaladas na nave do Grand Palais de Paris ou das páginas da Vogue. Todas as grandes grifes criaram suas contas por lá. Uma exceção foi a Bottega Veneta, que deletou no começo do ano suas contas no Instagram, Facebook e Twitter.

Fora do Instagram, uma outra rede social, mais jovem e mais dinâmica, tem atraído os olhares dos fashionistas: o TikTok. A plataforma criou o #TikTokFashionMonth, uma espécie de semana da moda própria, com transmissões de desfiles e apresentações ao vivo, que já teve mais de 3,4 bilhões de visualizações – bem mais que os cerca de 30 convidados que costumavam disputar as melhores filas de uma fashion week tradicional, convenhamos.

As grifes estão todas por lá. No desafio #GucciModelChallenge, com quase 200 milhões de visualizações, os seguidores postam looks com as roupas da marca, ou simplesmente inspirados pela grife, com a estética de brechó do estilista Alesandro Michelle.

O modelo de challenge costuma ter bastante aderência. No #Burberrychallenge, com 5 milhões de visualizações, fãs da marca aparecem fãs da marca fazendo dancinhas vestidos com o icônico trench coat. No #Pradachallenge, com quase 20 milhões de visualizações, jovens ensinam como se vestir como uma modelo da grife italiana. A Dolce&Gabbana teve até a participação da brasileira Maísa em seus desafios.

Há também presenças mais sóbrias no TikTok. A Balmain passou ao vivo o desfile Balmain Sur Seine, filmado no Rio Sena, na França, para a primeira edição totalmente digital da semana de moda de Paris Fashion.  A tradicional Dior também apresentou uma live na rede com a nova coleção feminina primavera-verão 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui