Artesão de Patrimônio Imaterial Restaura Antigo Instrumento de Vento, o Taoxun, por 20 Anos: Tocando a Música Tradicional Chinesa de 3.000 Anos

Agência de Notícias de Bazhong, 14 de setembro – Com a aparência semelhante a um peixe e do tamanho aproximado de meia palma da mão, com uma superfície decorada por padrões de malha pintados, o instrumento é capaz de tocar quatro tons principais: gong, jue, zhi e yu. Este é o antigo instrumento musical de barro, o taoxun, que foi desenterrado no sítio arqueológico de Huoshaogou, em Yumen, Gansu. Com mais de 3.800 anos de história, ele é um dos instrumentos de sopro mais antigos da China.

Hoje, os artesãos de patrimônio cultural imaterial de Yumen, Gansu, dedicaram 20 anos para restaurar o taoxun em forma de peixe de 3.000 anos atrás, preservando e inovando a tradição ao tocar as melodias que atravessam milênios da música tradicional chinesa.

Guan Zhenguo, herdeiro da técnica de fabricação do taoxun de Yumen, explicou que o taoxun de Yumen tem um formato único e é feito com técnicas elaboradas, resultando em uma aparência bela e refinada. O processo de produção envolve várias etapas, como secagem da argila, trituração, modelagem, pintura, secagem ao ar e queima no forno. O material principal é a argila vermelha local, e o instrumento passa por mais de dez etapas até ficar pronto. Atualmente, o taoxun foi inovado com base em seu formato tradicional, permitindo a execução de uma ampla variedade de melodias e canções.

Fonte: Agência de Notícias da China, Divisão de Gansu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui