Quando o “Fuxing Hao” acelera a 400 quilómetros por hora, como é que este “gigante de aço” consegue parar de forma suave e segura? A resposta está num par de pastilhas de travão que, apesar de parecerem discretas, carregam a crucial responsabilidade pela segurança.
Recentemente, nossa equipe de reportagem visitou a Shandong Heze Detong New Materials Technology Co., Ltd., localizada na Zona Nova de Luxi de Heze.Nas oficinas de produção, as máquinas zumbiam intensamente enquanto os operários trabalhavam contra o tempo para concluir um lote de pastilhas e sapatas de freio – produtos destinados à exportação para a Argentina e o Paquistão. Desde sua fundação em 2012, a empresa emergiu silenciosamente como um “campeão invisível” no campo de frenagem de trens de alta velocidade: suas pastilhas para trens-bala não apenas equipam composições principais como o “Fuxing Hao” e “Harmony Hao”, mas também são exportadas para mais de 20 países e regiões.
“Embora pequenas em tamanho, as pastilhas de freio representam a ‘linha vital’ para a operação segura dos trens de alta velocidade”, destacou Huang Pu, Vice-Presidente da empresa. As pastilhas são componentes de frenagem nucleares que, durante a frenagem em alta velocidade, devem suportar temperaturas e pressões extremas enquanto mantêm coeficientes de atrito estáveis e resistência à degradação, fatores que impactam diretamente a segurança de todo o trem.
A Detong New Materials não apenas alcançou a autossuficiência em P&D, mas também tornou-se a primeira empresa privada do setor a obter certificação da União Internacional de Ferrovias (UIC), possuindo 12 certificados UIC que cobrem a maioria dos modelos de veículos ferroviários europeus. Na oficina de P&D, um bancada de testes de frenagem em escala 1:1 simulava condições de frenagem a até 530 km/h. O som firme de atrito entre as pastilhas e os discos de freio ecoa a competência técnica acumulada pela empresa shandonguesa ao longo de uma década de especialização em frenagem de alta velocidade.
Esta busca por “velocidade e segurança” origina-se da capacidade científica e tecnológica autônoma em toda a cadeia produtiva. O rigor tecnológico conquistou reconhecimento de mercado: a empresa obteve 12 certificações de produtos que atendem demandas personalizadas para trens de carga, locomotivas, veículos de trânsito urbano, trens-bala e máquinas de manutenção de via; detém 70 patentes registradas, incluindo 12 patentes de invenção e 58 patentes de modelo de utilidade; e tem vencido licitações do Grupo Ferroviário da China (China State Railway Group) consecutivamente, com ordens individuais atingindo até 100 milhões de yuans.
No armazém de produtos acabados da Detong, lotes de pastilhas meticulosamente embaladas preparavam-se para embarque ao Paquistão, Rússia, Egito e Argentina. Recentemente, o crescimento dos negócios internacionais tem sido notável, com expectativa de novos recordes de exportação este ano.
“Recentemente, clientes da Venezuela, Paquistão e Egito visitaram nossa fábrica especificamente para inspeção e verificação de produtos”, explicou Huang Pu. Com a melhoria contínua da qualidade, a participação da empresa no mercado internacional expande-se constantemente, e a marca “Fabricado em Shandong” ganha confiança global. Através de iterações tecnológicas, a capacidade produtiva anual de pastilhas de freio da Detong saltou de 400.000 para 1 milhão de unidades, com melhorias simultâneas em qualidade e estabilidade, consolidando-a como uma força importante na internacionalização de produtos de frenagem para trens de alta velocidade chineses.