Acidente com trem em Taiwan deixa dezenas de mortos e feridos

A linha férrea do leste de Taiwan costuma ser uma atração turística, pois percorre sua esplêndida e menos populosa costa oriental.

Um trem expresso de Taiwan com quase 500 pessoas a bordo descarrilou em um túnel hoje em acidente que matou pelo menos 51 passageiros e feriu 146 no pior desastre ferroviário da ilha desde 1948.

As autoridades informaram que o acidente foi causado por um veículo de manutenção que escorregou por um barranco até a via férrea, perto da cidade costeira de Hualien. O trem partiu da capital Taipei com destino à cidade de Taitung.

“Suspeita-se que [o motorista] não puxou o freio de mão o suficiente, razão pela qual o veículo escorregou 20 metros […] até os trilhos do trem”, declarou à imprensa o vice-diretor da Autoridade Ferroviária de Taiwan, Feng Hui-sheng.

O ministro dos Transportes, Lin Chia-lung, disse a repórteres que o trem transportava cerca de 490 pessoas em oito vagões. Muitos passageiros eram turistas e pessoas que voltavam para casa. O acidente coincide com o início do feriado anual da limpeza dos túmulos, um feriado prolongado que enche as estradas e ferrovias do país.

A mídia de Taiwan disse que muitas pessoas estavam de pé e foram sacudidas pelo impacto do acidente. Entre os mortos está um cidadão francês, enquanto dois japoneses e um residente de Macau estão entre os feridos.

O acidente de hoje é uma das piores catástrofes ferroviárias já registradas em Taiwan. O último grande descarrilamento data de 2018, quando 18 pessoas morreram no extremo sul da mesma linha.

O maquinista daquele trem de oito vagões foi então acusado de homicídio culposo. Mais de 200 dos 366 passageiros ficaram feridos.

Este acidente foi o pior desde 1991, quando 30 passageiros morreram e 112 ficaram feridos na colisão de dois trens em Miaoli.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui