China celebra 76 anos e prepara novo ciclo de planejamento socialista

Xi Jinping anuncia discussão do 15º Plano Quinquenal, voltado à modernização até 2035

(Foto: Reprodução)

A República Popular da China completou 76 anos no dia 1º de outubro, em meio à conclusão do 14º Plano Quinquenal, que priorizou qualidade do crescimento em vez de metas rígidas de PIB. Em recepção no Grande Salão do Povo, o presidente Xi Jinping anunciou que, em novembro, o 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) se reunirá para discutir o próximo ciclo, de 2026 a 2030.

O novo plano será parte do caminho para atingir a “modernização socialista básica” até 2035, etapa intermediária antes da Segunda Meta Centenária em 2049 — ano do centenário da República Popular. Xi destacou avanços em reformas estruturais, autossuficiência tecnológica, transição verde e melhoria das condições de vida da população desde janeiro de 2025.

O evento contou com cerca de 800 convidados, incluindo o primeiro-ministro Li Qiang e membros da liderança do PCCh. No discurso, Xi reiterou a política de “Um País, Dois Sistemas” para Hong Kong e Macau, defendeu o fortalecimento de intercâmbios com Taiwan e condenou separatismo e interferência externa. Também reafirmou o compromisso com o multilateralismo e iniciativas globais de desenvolvimento e segurança.

O 14º Plano Quinquenal, que se encerra agora, foi o primeiro da história chinesa sem meta numérica para o PIB. A prioridade recaiu sobre a prosperidade comum, a redução de riscos de retorno à pobreza — que atingiu 6,9 milhões de pessoas assistidas preventivamente — e a expansão das chamadas “três garantias”: educação obrigatória, saúde básica e moradia segura.

Especialistas como Gao Zhikai, do Centro para a China e a Globalização, ressaltam a visão de longo prazo chinesa, que busca projetar transformações para décadas. Já na agricultura, a revitalização rural é vista como peça-chave para a modernização nacional, com foco em mecanização, tecnologias inteligentes e práticas sustentáveis.

Para o Brasil, maior parceiro comercial da China na América Latina, a definição do próximo plano é relevante. As diretrizes de autossuficiência tecnológica, transição energética e reforma agrícola podem abrir novas oportunidades de cooperação em áreas como inovação, agronegócio sustentável e energias renováveis.

Os debates sobre o 15º Plano Quinquenal, previstos para novembro, serão um marco no calendário político chinês e ajudarão a delinear o papel do país na economia mundial até meados da próxima década.

1 COMENTÁRIO

  1. This is the best weblog for anyone who desires to search out out about this topic. You realize so much its almost onerous to argue with you (not that I really would want…HaHa). You positively put a new spin on a subject thats been written about for years. Nice stuff, just nice!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui