Mídia chinesa no exterior visita CRRC Changchun e elogia a “força” da indústria chinesa

Representantes internacionais conheceram de perto a tecnologia avançada dos trens e metrôs fabricados na cidade

Linha de montagem de trens de alta velocidade da CRRC Changchun Railway Vehicles Co., Ltd. (Foto cedida pela CRRC Changchun)

Agência de Comunicação China-Brasil – reportagem integrada
Representantes de mídias chinesas no exterior de mais de dez países e regiões visitaram recentemente a cidade de Changchun, um tradicional polo industrial no nordeste da China, dando início a uma semana de atividades do programa “Jilin Multicolor, Vozes pelo Mundo – Viagem da Mídia Chinesa no Exterior a Jilin”. Durante o percurso, eles visitaram a CRRC Changchun Railway Vehicles Co., Ltd. (CRRC Changchun), onde puderam sentir de perto o “poder de produção” da manufatura chinesa.

Fundada em 1954 como Fábrica de Vagões de Passageiros de Changchun, a CRRC Changchun foi um dos projetos estratégicos do Primeiro Plano Quinquenal da China e tornou-se a primeira fábrica moderna de veículos ferroviários do país. É também a única empresa nacional de equipamentos ferroviários a levar o nome “passageiros” em sua designação. Reconhecida como o berço dos trens metropolitanos, dos trens de alta velocidade e dos trens maglev da China, a empresa consolidou sua posição como referência mundial no setor.

Com mais de meio século de desenvolvimento, a CRRC Changchun hoje possui nove grandes plataformas de produtos e 30 modelos principais, cobrindo desde metrôs até trens de alta velocidade e maglevs. Seus produtos já chegaram a mais de 20 países e regiões em seis continentes, tornando-se um cartão de visitas da China no cenário global.

Na visita ao maior galpão de montagem da empresa — com 300 metros de comprimento e 120 metros de largura — os jornalistas se impressionaram com a escala. O espaço abriga 63 estações de montagem, permitindo que mais de 60 trens sejam montados simultaneamente. O grupo também se surpreendeu ao ouvir que um trem precisa passar por 364 processos de montagem, mas pode ser concluído em apenas 12 dias, reflexo da eficiência e da automação da produção.

Os visitantes também conheceram um protótipo do trem de alta velocidade desenvolvido para a ferrovia Hungria-Sérvia, o primeiro projeto chinês de exportação para a Europa com velocidade superior a 200 km/h. O design interior inclui compartimentos envidraçados e diferentes arranjos de assentos, adaptados aos hábitos de viagem dos passageiros europeus.

“Poder ver de perto o nível de tecnologia da CRRC Changchun foi marcante. Uma produção tão avançada é raramente encontrada em qualquer parte do mundo”, afirmou Cui Zhishen, editor-chefe do New China Times, da Nova Zelândia.

A visita permitiu que a mídia chinesa no exterior testemunhasse não apenas a capacidade tecnológica da indústria ferroviária chinesa, mas também a projeção global do setor, que hoje representa um dos símbolos mais visíveis do avanço da manufatura da China no cenário internacional.

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