O segredo da longevidade de uma cidade milenar

(Foto: Reprodução / Heze)

Recentemente, foi realizado no distrito de Shuicheng, na cidade de Liupanshui, província de Guizhou, o lançamento oficial da sétima edição do Livro Azul da Longevidade — Relatório sobre o Desenvolvimento da Indústria de Saúde e Bem-Estar da China (2024–2025). Pelo segundo ano consecutivo, após 2023, o condado de Shanxian foi selecionado para o ranking dos “100 Condados Sustentáveis da China para Desenvolvimento da Indústria de Saúde e Bem-Estar”, graças à combinação de “genes de longevidade de uma cidade milenar + práticas inovadoras de bem-estar modernas”, tornando-se um modelo de referência para o desenvolvimento regional da saúde e bem-estar na região econômica de Huaihai, na China.

Shanxian, com mais de 2.200 anos de história desde sua fundação, é conhecido como “terra da longevidade”. De acordo com dados estatísticos, a proporção de idosos com mais de 80 anos chega a 3,35% da população total do condado, e há 254 pessoas com mais de 100 anos, número muito superior à média nacional.

“Por aqui, o ar possui alta concentração de íons negativos de oxigênio, e a água subterrânea é levemente alcalina, com estrutura molecular pequena, trazendo benefícios comprovados para prevenção de doenças cardiovasculares”, explica Meng Hao, diretor do Departamento de Recursos Naturais de Shanxian. “Além disso, nossa terra é rica em recursos: grãos variados, legumes, frutas, além de culturas como rohan ginseng, aspargos e inhame, com propriedades especiais para a saúde, formando os nossos ‘genes de longevidade’ únicos.” Aproveitando esses recursos, o condado desenvolveu produtos específicos como “chá de bem-estar”, produtos de artemísia e a linha Shan Yang Qian Qiu. A sopa de carne de carneiro de Shanxian, conhecida como “a primeira sopa da China”, é famosa em todo o país.

(Foto: Reprodução / Heze)

Nos últimos anos, o condado tem se concentrado no posicionamento estratégico de ser “uma terra da bondade, uma cidade de bem-estar e saúde”, estruturando um sistema de saúde completo baseado em “ecologia + cultura + medicina + turismo”. No campo dos serviços médicos, Shanxian basicamente estabeleceu uma comunidade de saúde regional integrada, liderada pelo Hospital Central do Condado (nível 3), apoiada por 23 hospitais comunitários e 340 postos de saúde em vilarejos, formando um sistema de atendimento em três níveis que cobre tanto áreas urbanas quanto rurais. Atualmente, a taxa de exames médicos gratuitos para idosos acima de 65 anos chega a 65,21%; a cobertura do programa de médicos de família, 76,95%; e o índice de controle padronizado de doenças crônicas subiu para 71,05%. Além disso, o número de leitos para idosos no condado já alcança 4.300, dos quais 3.000 são voltados para cuidados específicos, representando 69% do total.

Para criar um ambiente de vida mais saudável, Shanxian implementou ações como a “revolução verde” e projetos de proteção e recuperação de áreas úmidas, restaurando 11 mil mu (aproximadamente 733 hectares) de áreas úmidas e aumentando a área de florestas para 217 mil mu (cerca de 14,5 mil hectares), com uma taxa de cobertura florestal acima de 20%. Foram construídos destinos turísticos como a Área de Turismo e Férias do Lago Fulong e o Parque Ecológico do Rio Dasha, transformando-se em verdadeiros “refúgios de oxigênio” e destinos populares de turismo de bem-estar e residência temporária.

(Foto: Reprodução / Heze)

“Recebemos mais de 2 milhões de visitantes por ano para turismo de bem-estar e saúde”, contou Wu Zhisheng, diretor da administração da Área de Turismo e Férias do Lago Fulong. “Aqui não é apenas um ótimo lugar para tratamento e reabilitação, mas também para lazer e férias.”

Fonte: Departamento de Propaganda do Comitê do Partido Comunista do Condado de Shanxian

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui