back to top
24.9 C
São Paulo
sexta-feira - 30 janeiro 2026 - 16:42

Honduras rompe “Relações Diplomáticas” com Taiwan

O governo de Honduras anunciou nesta sábado (25) o rompimento das relações diplomáticas com Taiwan e o reconhecimento da China como o único governo legítimo. Em um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores, Honduras afirmou que reconhece a existência de apenas uma China, cujo governo é representado pela República Popular da China, e que Taiwan é uma parte inalienável do território chinês.

Com a decisão, Honduras se torna o mais recente país a seguir o exemplo de outros governos latino-americanos que têm estabelecido relações com a China em detrimento de Taiwan. Desde 2018, pelo menos cinco países da região – Panamá, República Dominicana, El Salvador, São Tomé e Príncipe e São Cristóvão e Névis – adotaram políticas pró-China e romperam laços com Taiwan.

A decisão de Honduras foi recebida com satisfação pelo governo chinês, que afirmou que o reconhecimento da China como única representante legítima do país é uma questão de princípio e não pode ser negociado. Taiwan, por sua vez, condenou a decisão de Honduras e afirmou que continuará a promover relações com os países que desejam manter laços diplomáticos com a ilha.

O anúncio de Honduras é um golpe para Taiwan, que busca manter relações diplomáticas com o maior número possível de países, em meio às pressões crescentes da China para isolá-la internacionalmente. Atualmente, sobrou apenas 13 países mantêm relações diplomáticas oficiais com Taiwan.

De acordo com o governo chinês, a visita do ministro das Relações Exteriores de Honduras à China foi realizada com o objetivo de discutir a possibilidade de estabelecimento de relações diplomáticas com Beijing. O governo chinês afirmou que respeita a soberania e a integridade territorial de todos os países e que a China está disposta a desenvolver relações amistosas com todos os países do mundo com base no princípio de igualdade, respeito mútuo e benefício mútuo.

No entanto, o governo de Taiwan expressou sua profunda insatisfação com a visita do ministro de Honduras e o estabelecimento de relações diplomáticas com a China. O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan afirmou que a decisão de Honduras feriu gravemente os sentimentos de seu governo e de seu povo, ignorando mais de 80 anos de amizade entre Taiwan e Honduras. Taiwan também decidiu revogar imediatamente seu embaixador em Honduras em resposta ao anúncio.

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,3734
CNY
0,7694
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Brasil e China ampliam diálogo sobre produção de medicamentos e vacinas com foco em inovação e soberania tecnológica

Autoridades brasileiras e representantes do maior conglomerado farmacêutico estatal...

EUA, China e os diferentes horizontes na corrida pela IA em 2026

A disputa entre Estados Unidos e China pela liderança...

Mídia chinesa no exterior visita Quanzhou em busca do Patrimônio Mundial

Agência China–Brasil de Comunicação – Reportagem especialNa tarde de...

Arquitetura de Oscar Niemeyer será exibida em grandes centros culturais da China em 2026

Entre setembro de 2026 e fevereiro de 2027, a...