20.2 C
São Paulo
quarta-feira - 24 abril 2024 - 07:51

Honduras rompe “Relações Diplomáticas” com Taiwan

O governo de Honduras anunciou nesta sábado (25) o rompimento das relações diplomáticas com Taiwan e o reconhecimento da China como o único governo legítimo. Em um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores, Honduras afirmou que reconhece a existência de apenas uma China, cujo governo é representado pela República Popular da China, e que Taiwan é uma parte inalienável do território chinês.

Com a decisão, Honduras se torna o mais recente país a seguir o exemplo de outros governos latino-americanos que têm estabelecido relações com a China em detrimento de Taiwan. Desde 2018, pelo menos cinco países da região – Panamá, República Dominicana, El Salvador, São Tomé e Príncipe e São Cristóvão e Névis – adotaram políticas pró-China e romperam laços com Taiwan.

A decisão de Honduras foi recebida com satisfação pelo governo chinês, que afirmou que o reconhecimento da China como única representante legítima do país é uma questão de princípio e não pode ser negociado. Taiwan, por sua vez, condenou a decisão de Honduras e afirmou que continuará a promover relações com os países que desejam manter laços diplomáticos com a ilha.

O anúncio de Honduras é um golpe para Taiwan, que busca manter relações diplomáticas com o maior número possível de países, em meio às pressões crescentes da China para isolá-la internacionalmente. Atualmente, sobrou apenas 13 países mantêm relações diplomáticas oficiais com Taiwan.

De acordo com o governo chinês, a visita do ministro das Relações Exteriores de Honduras à China foi realizada com o objetivo de discutir a possibilidade de estabelecimento de relações diplomáticas com Beijing. O governo chinês afirmou que respeita a soberania e a integridade territorial de todos os países e que a China está disposta a desenvolver relações amistosas com todos os países do mundo com base no princípio de igualdade, respeito mútuo e benefício mútuo.

No entanto, o governo de Taiwan expressou sua profunda insatisfação com a visita do ministro de Honduras e o estabelecimento de relações diplomáticas com a China. O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan afirmou que a decisão de Honduras feriu gravemente os sentimentos de seu governo e de seu povo, ignorando mais de 80 anos de amizade entre Taiwan e Honduras. Taiwan também decidiu revogar imediatamente seu embaixador em Honduras em resposta ao anúncio.

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,0588
CNY
0,6993
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

China deve a Musk o desenvolvimento da indústria de carros elétricos?

Em meio ao oceano de fake news que inunda...

“Casal Peonia” Mais de 300 anos floresce para receber convidados

Uma árvore de peônias recebe turistas de todas as...

Lula pede respeito a resultado eleitoral na Venezuela e diz torcer para que EUA retirem sanções

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou...

Argentina oficializa pedido para ser ‘parceiro global’ da Otan

 Argentina entregou nesta quinta-feira (18) o pedido oficial para...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado