O Brasil foi capa em vários jornais mundo afora pelas manifestações golpistas ocorridas nesse domingo (8) em Brasília. Diversas embaixadas estrangeiras no Brasil também condenaram os atos coordenados que depredaram o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e o STF.
Na coletiva regular desta segunda (9), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse acompanhar de perto da situação e condenou o que chamou de “ataque violento contra as autoridades federais no Brasil”.
Para o porta-voz destacou a parceria estratégica abrangente entre os dois países e afirmou confiar na liderança de Lula para manter a “estabilidade e a harmonia da sociedade”.
Os ataques vandalizaram a capital federal, depredando o patrimônio nacional em uma manifestação que contou com a vista grossa das forças de segurança. O Secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, que foi exonerado do cargo, foi alvo da Advocacia-Geral da União (AGU) que solicitou sua prisão ao STF. Pela noite, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou o afastamento do Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
O Ministro de Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, afirmou já ter identificado os financiadores dos atos de apoiadores do ex-presidente Bolsonaro que, assim como o ex-secretário Anderson Torres, está nos EUA sem uma pauta pública divulgada.
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.