Após receber propostas, Anatel prevê que leilão do 5G deve durar dois dias

O presidente da comissão especial de licitação do 5G e superintendente de competição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Abraão Balbino e Silva, afirmou nesta quarta-feira (27) que o leilão do 5G deve durar dois dias.

Com isso, o leilão, marcado para começar em 4 de novembro, deve ser concluído apenas no dia 5.

A previsão se deve ao número alto de propostas recebidas pela agência nesta quarta de empresas interessadas em participar do leilão. Foram 15 propostas no total, número máximo previsto pela Anatel.

O edital do leilão já prevê a possibilidade de extensão da sessão em caso de necessidade. De acordo com Balbino e Silva, “certamente” o leilão vai se estender até 5 de novembro.

Das 15 propostas apresentadas, cinco são de operadoras que já atual no Brasil, entre elas TIM, Claro e Vivo. Outras dez são de empresas que podem se tornar novas empresas de telefonia no país.

Entretanto, ainda não há garantia de que todas as 15 empresas participação do leilão. Isso porque a Anatel ainda analisará a documentação e as garantias entregues por esses grupos, que podem ser desclassificados em caso de descumprimento das exigências previstas no edital.

As empresas vão disputar lotes nacionais e regionais do leilão, que oferecerá quatro faixas de frequência: 700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz; e 26 GHz. Essas faixas funcionam como “avenidas” no ar para transmissão de dados. É por meio das faixas que o serviço de internet de quinta geração será prestado.

Além de as faixas de frequência terem sido divididas em lotes nacionais e regionais, alguns lotes preveem uma segunda rodada de ofertas, caso a primeira rodada não receba propostas. Esse é mais um fator que deve contribuir para alongar a sessão.

É esperado, ainda, discursos políticos no primeiro dia do leilão, incluindo do ministro das Comunicações, Fábio Faria.

O leilão começa às 10h do dia 4 de novembro, quando serão abertas as propostas apresentadas pelas empresas nesta quarta.

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,1029
CNY
0,7609
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

China integra subsídios, padrões e serviços para acelerar casas inteligentes

Novo plano chinês reúne sete frentes para ampliar o mercado de casas inteligentes, com padrões obrigatórios, subsídios locais, reciclagem e produtos adaptados à população idosa.

Comércio mundial permanece acima da tendência com impulso de componentes para IA

Indicador antecedente da OMC aponta fortalecimento do comércio de mercadorias, apoiado por eletrônicos e encomendas de exportação, apesar de riscos geopolíticos e logísticos.

A luz e a sombra como registro: o olhar humanista nos retratos de Duanmu Xianggong

A pintura de retratos é um dos temas recorrentes...

China amplia infraestrutura internacional do yuan e mira pagamentos transfronteiriços

A China pretende ampliar o uso internacional do yuan com novos canais de pagamento, liquidez offshore e abertura financeira. A estratégia pode reduzir custos, mas não elimina riscos cambiais.