O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se com o ex-secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger, na Casa de Hóspedes Estatais Diaoyutai, em Beijing na quinta-feira.
Xi observou que o Dr. Kissinger comemorou recentemente seu 100º aniversário e fez mais de 100 visitas à China ao longo dos anos. “Os dois 100s conferem à visita à China desta vez um significado especial.”
Xi disse que cinquenta e dois anos atrás, quando a China e os Estados Unidos estavam em um ponto de virada crucial, o presidente Mao Zedong, o primeiro-ministro Zhou Enlai, o presidente Richard Nixon e Kissinger, com sua notável visão estratégica, fizeram a decisão certa para a cooperação China-EUA e lançou o processo de normalização das relações China-EUA. A decisão trouxe benefícios aos dois países e mudou o mundo.
O povo chinês valoriza a amizade, disse Xi. “Nunca esqueceremos nossos velhos amigos e a contribuição histórica de você para promover o crescimento das relações China-EUA e aumentar a amizade entre os povos chinês e americano”.
Xi ressaltou que o mundo está passando por grandes mudanças não vistas em um século e que o cenário internacional está testemunhando grandes transformações. “A China e os Estados Unidos estão mais uma vez em uma encruzilhada, o que requer outra decisão dos dois lados sobre para onde ir a partir daqui.”
Olhando para o futuro, a China e os Estados Unidos podem ajudar-se mutuamente a ter sucesso e prosperar juntos, e a chave é seguir os três princípios de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação ganha-ganha, disse Xi.
“Com base nisso, a China está pronta para explorar com os Estados Unidos a maneira correta de os dois países se relacionarem bem e levarem adiante suas relações firmemente, o que será bom para ambos os lados e trará benefícios para o mundo”, disse Xi.
O presidente chinês ainda expressou a esperança de que Kissinger e outras pessoas de visão nos Estados Unidos continuem a desempenhar um papel construtivo na restauração das relações China-EUA no caminho certo.
Kissinger agradeceu ao presidente Xi por encontrá-lo na Villa 5 da Casa de Hóspedes Estatais Diaoyutai, o local onde ele se reuniu com os líderes chineses durante sua primeira visita à China. Ele enfatizou que as relações EUA-China são essenciais para a paz e a prosperidade dos dois países e do mundo em geral.
Nas circunstâncias atuais, é imperativo manter os princípios estabelecidos pelo Comunicado de Shanghai, apreciar a extrema importância que a China atribui ao princípio de Uma Só China e fazer avançar o relacionamento a uma direção positiva, disse Kissinger. Ele expressou seu compromisso de fazer esforços contínuos para facilitar o entendimento mútuo entre os povos americano e chinês.
Wang Yi participou da reunião.