Xi Jinping é reeleito para um 3º mandato como presidente da China, algo sem precedentes

Nesta sexta-feira (10) Xi Jinping foi reeleito para um terceiro mandato de cinco anos como presidente da China, algo que acontece pela primeira vez na história do país, pois nenhum líder chinês ocupou o cargo de chefe de Estado por mais de dez anos.

Xi foi reeleito para a presidência da República Popular da China (RPC) e presidência da Comissão Militar Central da RPC na sessão do 14º Congresso Nacional do Povo. O líder chinês tem 69 anos e foi aprovado por unanimidade.

Quase 3.000 membros do parlamento votaram no Grande Salão do Povo. A votação durou cerca de uma hora e a contagem eletrônica foi concluída em cerca de 15 minutos. Desta forma, Xi, que chegou à presidência em 2013, se tornando o governante da República Popular da China com mais anos no poder desde sua fundação.

Desde o início de sua presidência, mais de 100 milhões de pessoas, nomeadamente das áreas rurais, saíram da pobreza. Nos anos mais recentes, ele chamou a reunificação da China e de Taiwan de prioridade máxima. No ano passado, ele disse que a China pretende atingir esse objetivo até 2050.

A primeira sessão do 14º Congresso Nacional do Povo começou em 5 de março e concluirá seus trabalhos em 13 de março.