Xi diz que os países do BRICS deveriam atuar como mediadores em questões urgentes

O líder chinês também pediu aos líderes do BRICS que se posicionem contra a coerção econômica e se concentrem no desenvolvimento comum

Os estados-membros do BRICS devem oferecer proativamente seus serviços de mediação para questões urgentes e promover sua resolução política, disse o presidente chinês, Xi Jinping, nesta quarta-feira (23). “Devemos apoiar-nos mutuamente nas questões de interesse para cada um de nós, fortalecer a coordenação nas principais questões internacionais e regionais, mediar ativamente na resolução de questões urgentes e promover a solução política”, disse Xi na sessão plenária da cimeira do BRICS em Joanesburgo. O líder chinês também pediu aos líderes do BRICS que se posicionem contra a coerção econômica e se concentrem no desenvolvimento comum por meio da cooperação. “Devemos ampliar a cooperação política, a cooperação em segurança, mantendo a paz e a tranquilidade”, acrescentou o presidente.

Xi Jinping também pediu a aceleração da expansão do grupo BRICS. “Devemos permitir que mais países se juntem à família BRICS e reunir sabedoria para tornar a governança global mais justa e razoável”, disse. O BRICS – o grupo que une as maiores economias em desenvolvimento do mundo, nomeadamente Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – realiza a sua cimeira anual de alto nível em Joanesburgo, de terça a quinta-feira.