Transformando “madeira velha” em belas esculturas

Como diz o ditado, esculpir madeira envelhecida é difícil. Na cidade de Cao, na província de Shandong, muitas pessoas podem não dar valor à madeira velha e macia, mas nas mãos dos artesãos de escultura em madeira de Cao, que é um patrimônio cultural imaterial de nível nacional, essa madeira pode se transformar em peças de artesanato refinadas. Hoje em dia, por meio de desenvolvimento integrado e inovação, essa habilidade tradicional foi transformada e elevada a uma nova indústria artesanal, com seus produtos sendo vendidos dentro e fora do país.

Localizada na cidade de Sunlaojia, em Cao, a Shandong Cao Yunlong Escultura em Madeira Artesanal Ltda. é uma unidade de herança nacional do patrimônio cultural imaterial de escultura em madeira de Cao. Na sala de exposições do “Centro de Inovação ‘Incrustado em Madeira Três Polegadas'”, há uma variedade de estátuas budistas esculpidas à mão, biombos em madeira entalhada e diversos componentes de decoração esculpidos.

“A escultura em madeira de Cao tem tanto a qualidade do alto-relevo quanto a técnica de escultura tridimensional.”

Cai Xiufang, presidente da empresa, e herdeira nacional do patrimônio cultural imaterial de escultura em madeira de Cao, aponta para uma peça de alta qualidade esculpida em raiz na sala de exposições. A raiz da árvore é retirada do pau-tomba, uma espécie abundante na região. A raiz estava quase em decomposição, mas, segundo ela, “a madeira do pau-tomba é bastante macia; se a habilidade não for suficiente, ao dar um corte, muitas vezes se acaba sem sucesso.”