back to top
22.1 C
São Paulo
terça-feira - 19 agosto 2025 - 13:37

Talibã voltará a executar e amputar ‘criminosos’ no Afeganistão

Em entrevista à agência de notícias Associated Press, Turabi ressaltou que, dessa vez, as “penas” não serão aplicadas em público. Atualmente, ele é o responsável pelo sistema carcerário do país e inclusive consta na lista de terroristas da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Todos nos criticavam pelas punições em estádios, mas nós nunca falamos nada sobre as punições e leis deles. Ninguém vai nos dizer quais devem ser nossas leis. Seguiremos o Islã e faremos nossas leis sobre o Corão”, disse o mulá ao ser questionado se não havia temor pela repercussão internacional.

Entre 1996 e 2001, durante o primeiro governo do Talibã, inúmeros detentos foram mortos ou tiveram mãos e pés amputados em eventos que reuniam centenas de pessoas em estádios ou áreas públicas.

Quem era acusado de roubo, poderia ter a mão ou a mão e o pé amputados, dependendo da “gravidade” do crime. Já para crimes mais severos, como assassinato, o condenado, geralmente, era alvo de um tiro na cabeça por parentes da vítima. Nesse caso, se o criminoso aceitasse pagar uma indenização aos familiares, que era chamada de “dinheiro ensanguentado”, sua vida poderia ser poupada.

Ainda conforme Turabi, “o corte das mãos é muito necessário para a segurança” do Afeganistão porque tem “efeito” sobre a população.

Desde que reassumiu o poder, em 15 de agosto, o Talibã anunciou que faria um governo “moderado”, que não queria mais “inimigos internos ou externos”, mas o que se viu na prática, foi uma série de violações de direitos e agressões.

De acordo com um relatório divulgado por diversas ONGs, já há centenas de denúncias de agressões a civis que se negaram a colaborar com os talibãs. As mulheres são as mais afetadas, já que grande parte delas não pode voltar ao trabalho desde que o grupo tomou o controle de Cabul, e muitas não puderam sequer retomar os estudos. (ANSA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,4153
CNY
0,7541
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Ciência que empodera, cultura que inspira

Na manhã de 10 de agosto, foi realizado com...

Carne bovina brasileira bate recorde histórico de exportações em julho com China na liderança

As exportações brasileiras de carne bovina alcançaram, em julho,...

China mira etanol brasileiro para turbinar produção de combustível sustentável de aviação

O etanol brasileiro, produzido a partir da cana-de-açúcar, está...

Lula reage a tarifa dos EUA e diz que Brasil buscará mais comércio com China, Índia e Rússia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta...