Lideranças do regime talibã anunciaram neste domingo (24) a criação de um programa de ajuda para distribuir trigo e combater a fome no Afeganistão.
A medida pretende empregar cerca de 40 mil pessoas, mas apenas homens poderão trabalhar em troca do alimento por um tempo definido de dois meses.
“Este é um passo importante na luta contra o desemprego”, disse em um pronunciamento o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid.
Segundo o representante do governo local, os participantes do programa terão que “trabalhar duro” em troca do alimento básico.
O programa prevê a entrega de 11,6 mil toneladas de trigo distribuídas na capital Cabul e 55 mil em outras cidades importantes do país como Herat, Jalalabad e Kandahar.
O esquema de alimentação por trabalho do Talibã não vai remunerar com dinheiro os trabalhadores, segundo reportagem da emissora estatal turca TRT News.
Entre os trabalhos, apurou o canal, estão a escavação de canais de água e de terraços de captação de neve nas colinas para combater a seca.