Startup chinesa de logística Lalamove aumenta presença no mercado brasileiro após cinco anos de operação

(Foto: Lalamove/Divulgação)

Por meio da plataforma cooperativa Lalamove, as omeletes frescas da Darín Omeletes, uma omeleteria de sucesso na região de São Paulo, podem chegar aos clientes em até 30 minutos após o pedido feito.

A Lalamove, uma marca internacional fundada no ano de 2013 em Hong Kong, na China, é uma plataforma que oferece serviços de entrega sob demanda. A startup chinesa tem agora negócios em 13 mercados na Ásia, América Latina e outras partes do mundo.

Em agosto de 2019, o aplicativo da Lalamove Brasil foi lançado, marcando a operação oficial da Lalamove na América Latina.

Segundo uma reportagem da revista China Report, a diretora-geral da Lalamove no Brasil, Helena Lizo, lembrou que o modelo da Lalamove era bastante inovador no mercado de logística local quando entrou no Brasil em 2019, quando a equipe com 15 pessoas analisou o mercado de logística, as condições de trânsito e os recursos de serviço de São Paulo.

Construindo uma plataforma que conecta motoristas parceiros de motos, vans, SUVs e caminhões a usuários, incluindo empresas, pequenos comércios e pessoas físicas que precisam de serviços de entrega, a Lalamove permite que os clientes entreguem itens de vários tamanhos, de documentos, até grandes quantidades de mercadorias, perecíveis ou não. Utilizando a plataforma, os varejistas podem acelerar entregas com agilidade e custos acessíveis, evitando a complexidade de gerenciar equipes próprias.

Após cinco anos de operação no mercado sul-americano, a Lalamove Brasil expandiu seus serviços para oito cidades brasileiras, e conta agora com uma equipe profissional de mais de 180 pessoas, além de um grande número de motoristas parceiros. Os veículos adesivados com marca da Lalamove são frequentemente vistos em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Como a maior economia da América Latina, o Brasil possui o maior e mais desenvolvido mercado de comércio eletrônico da região, o que atraiu a atenção de empresas internacionais de comércio eletrônico e de logística. Além da Lalamove, outras empresas de logística chinesa também estão aumentando a presença no mercado brasileiro.

A Cainiao Network, filial de logística da gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba Group, abriu em 2022 sua sede para a América Latina em São Paulo, e expandiu sua rede de logística inteligente em mais de mil cidades brasileiras. Em São Paulo, os clientes podem receber seus pacotes em um ou dois dias.

Outra gigante chinesa de logística J&T Express também criou uma rede de operação no Brasil, e anunciou que oferece uma ampla cobertura de envio em todos os 26 estados e o Distrito Federal.

O chefe de operações da Lalamove, Lu Jiapei, disse que para as empresas chinesas em exploração dos mercados ultramarinos, é importante tirar experiências dos modelos bem sucedidos no mercado doméstico, enquanto a capacidade de adaptar-se à localidade e a localização abrangente em equipe de pessoal, em estratégia e em serviços também são essenciais para elevar a competitividade das empresas internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui