Shandong Shanxian: Uma Tigela de Sopa de Carneiro no Verão – Nutritiva e Deliciosa

Fotografia: Shandong Shanyang Qianqiu Brand Operation Management Co., Ltd.

O período do “Da Shu” (Grande Calor) é a época mais quente do ano, caracterizada por altas temperaturas, calor intenso e umidade sufocante, que facilmente esgotam a energia e os fluidos corporais. Em muitas regiões, existe a tradição de beber “sopa de carneiro” durante essa época, para afastar o calor, dispersar o frio e promover a saúde.

Em Shanxian, há um ditado que diz: “No verão, uma tigela de sopa de carneiro elimina a necessidade de um médico”. Essa sopa refere-se à sopa de carneiro, que é a principal iguaria do “Festival do Carneiro de Verão” de Shanxian. Durante os dias mais quentes do ano, centenas de restaurantes locais especializados em sopa de carneiro estão sempre lotados, e consumir carneiro e beber a sopa tornou-se um ritual profundamente enraizado na cultura local.

Fotografia: Shandong Shanyang Qianqiu Brand Operation Management Co., Ltd.

Muitas pessoas associam a carne de carneiro a um alimento ideal para o inverno, mas a medicina tradicional chinesa acredita que consumir carneiro no verão ajuda a combater o calor com calor, promovendo a transpiração e desintoxicação, expulsando as toxinas acumuladas no corpo durante o inverno e a primavera, além da umidade. A sopa de carneiro de Shanxian, com mais de duzentos anos de história, é conhecida por sua aparência branca como leite, textura pura, sabor fresco e não enjoativo, sendo incluída no “Catálogo de Alimentos Famosos da China” e chamada pelos locais de “A Primeira Sopa da China”. A técnica de preparo centenária da sopa de carneiro de Shanxian é considerada um patrimônio cultural imaterial nacional, com critérios rigorosos na seleção dos ingredientes, acendimento do fogo, adição de água, colocação da carne e dos temperos.

Fotografia: Shandong Shanyang Qianqiu Brand Operation Management Co., Ltd.

Liu Zhongsheng, o décimo herdeiro da técnica tradicional da sopa de carneiro de Shanxian, explica: “A carne deve ser da cabra-montanhesa local, que é de pequeno porte, tem um ciclo de crescimento longo e carne firme, conferindo um sabor rico à sopa; os ossos e a carne de carneiro são cozidos juntos em água fria, e a fervura intensa derrete a gordura do carneiro, alcançando a aparência branca como leite e a fusão da água com a gordura. Durante o cozimento, adicionamos cebolinha, gengibre, angelica, canela e outras dezenas de ervas medicinais naturais, que não apenas eliminam o cheiro característico da carne de carneiro, mas também têm propriedades medicinais para eliminar a umidade, dispersar o frio e melhorar a circulação sanguínea”. A sopa de carneiro, preparada com a adição de ervas medicinais em uma fervura suave, resulta em uma sopa refrescante, não gordurosa, saborosa e nutritiva, ideal para restaurar a energia do corpo durante o verão quente e úmido, sem causar excesso de calor interno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui