Shandong, Condado de Shan: Produtos de incenso de estilo tradicional chinês são exportados para promover a cultura chinesa

Foto por Wu Ping

“Fazer uma placa de incenso não é tão simples quanto ‘brincar com barro’. Para criar uma placa de incenso perfeita, é necessário seguir rigorosamente todas as etapas do processo.” Recentemente, Wu Ping, a 19ª herdeira da técnica tradicional de fabricação de incenso, reconhecida como patrimônio cultural imaterial em Heze, Shandong, disse isso ao ensinar estudantes estrangeiros da Coreia do Sul, Rússia e Bielorrússia a fazer placas de incenso. Wu, que está na indústria há mais de dez anos, segue fielmente o método ancestral de fabricação de incenso da família Wu, promovendo a cultura do incenso tanto na China quanto no exterior.

A tradição de fabricação de incenso da família Wu, localizada na cidade de Guocun, no Condado de Shan, remonta ao final da dinastia Yuan. Na época, Wu Jing, um oficial do tribunal imperial, se estabeleceu na região e combinou técnicas populares de fabricação de incenso com novos métodos, criando a indústria de incensos da família Wu. A técnica tem sido passada de geração em geração e continua até hoje, tendo sido incluída na lista de patrimônios culturais imateriais de nível municipal de Heze.

“Por meio da determinação de diferentes receitas de incenso, da combinação de materiais, da preparação dos ingredientes e do controle do tempo de queima, a técnica tradicional da família Wu cria incensos naturais com diferentes efeitos. Cada combinação de ingredientes resulta em fragrâncias e benefícios distintos,” explicou Wu Ping.

Em 2019, foi fundada a Shandong Shengyuan Xiangye Co., Ltd., e a fabricação de incenso da família Wu gradualmente se tornou industrializada. A empresa desenvolve e produz mais de 1.000 tipos de produtos, incluindo incensos de sândalo, agarwood, bálsamo, rosa, flor de osmanthus e aromas para purificação do ar, além de ter registrado diversas marcas como Hongfuyuan, Hongfuyuan Incense, Shengyuan Incense, e Yuet Gu Xiang Tang.

Atualmente, a Shengyuan Xiangye possui uma extensa rede comercial, com 26 lojas próprias e de distribuição, operando tanto online quanto fisicamente. Seus produtos são amplamente distribuídos em países como Índia, Tailândia, Nova Irlanda, Holanda, Itália, Coreia do Sul, Brasil e Bulgária. Wu Ping também utiliza a internet para reunir mães de todo o país, ensinando-as a fazer manualmente as placas de incenso tradicionais, permitindo que elas iniciem pequenos negócios de forma flexível por meio de plataformas de vídeos curtos.

Estatísticas mostram que a Shengyuan Xiangye criou empregos para mais de 4.200 idosos e mulheres que ficaram para trás em suas cidades, além de empregar 126 trabalhadores locais da internet e envolver mais de 3.000 influenciadores online, tanto dentro como fora da China, para compartilhar sua marca. Isso realmente deu “asas de internet” aos produtos de incenso da terra natal, permitindo que eles voassem para além das fronteiras da China e alcançassem o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui