Empresas europeias e chinesas, juntamente com departamentos governamentais relevantes, estão preparando uma cerimônia de boas-vindas para marcar a chegada histórica do 100.000º trem de carga China-Europa, que está programado para chegar nesta semana a Duisburg, na Alemanha.
O trem, carregado de mercadorias, incluindo eletrônicos, veículos, autopeças, máquinas e eletrodomésticos, partiu na semana passada do Município de Chongqing, no sudoeste da China, estabelecendo um marco significativo no desenvolvimento do serviço ferroviário que aprimora o intercâmbio econômico e comercial entre a China e a Europa.
Em março de 2011, o serviço de trem de carga China-Europa (Yuxin’ou) foi lançado de Chongqing para Duisburg, criando um corredor de comércio terrestre direto entre a China e a Europa.
Nos últimos 13 anos, o serviço trouxe benefícios substanciais para as pessoas dos países ao longo de suas rotas, melhorando a logística e a conectividade em todo o continente eurasiano e, ao mesmo tempo, promovendo a abertura de alto nível nas regiões do interior da China.
DE SEM LITORAL A LIGADA À EUROPA
Assistindo à partida do 100.000º trem, Kang Qinbin, da Lifan Technology, fabricante de motocicletas e automóveis com sede em Chongqing, relembrou a experiência memorável da empresa como um dos primeiros clientes do trem de carga China-Europa em março de 2011.
“O serviço resolveu nossos desafios logísticos”, disse Kang, explicando que, antes do lançamento do serviço, as exportações de Chongqing eram transportadas pelas lentas rotas marítimas através das regiões costeiras ou pelo caro frete aéreo.
Desde o início da operação do trem de carga, o tempo de trânsito dos produtos da Lifan com destino ao Leste Europeu foi reduzido em mais de 50%, permitindo que a empresa garantisse uma forte presença nos mercados estrangeiros.
Ao longo dos anos, cidades de toda a China, especialmente centros no interior, como Chengdu, Xi’an, Urumqi, Zhengzhou, Wuhan, Ganzhou, Kunming e Hefei, se juntaram à rede de trens de carga China-Europa, solidificando a conexão do interior da China com os mercados globais.
Atualmente, mais de 50.000 tipos de mercadorias, incluindo maquinário e eletrônicos de Chongqing, plantas ornamentais de Sichuan e necessidades diárias e móveis de Jiangxi, são transportados pelo serviço, alcançando 227 cidades em 25 países europeus e mais de 100 cidades em 11 nações asiáticas.
Até o momento, o serviço transportou mais de 11 milhões de contêineres de mercadorias em unidades equivalentes a vinte pés, avaliados em mais de US$ 420 bilhões, de acordo com a China State Railway Group Co. (China Railway).
Wei Wei, funcionário de logística da filial da China Railway em Nanchang, destacou o papel fundamental que esses trens desempenham na promoção da cooperação econômica entre as regiões do interior da China e o resto do mundo.
BENEFÍCIOS MÚTUOS
Os benefícios dos trens de carga China-Europa vão além da China, promovendo o crescimento em países ao longo de suas rotas.
Em Duisburg, na Alemanha, o serviço criou novas atividades de logística, novos setores, bem como novos parques industriais e centros comerciais, gerando mais de 20.000 empregos locais.
Markus Teuber, comissário de assuntos chineses da Cidade de Duisburg, acompanhou de perto o desenvolvimento do serviço entre a China e Duisburg em nome do Porto de Duisburg.
Teuber disse que, inicialmente, havia dúvidas sobre a viabilidade de um projeto de logística tão complexo, no entanto, as operações ao longo dos anos provaram ser um sucesso, promovendo a melhoria do comércio entre a Alemanha e a China, oferecendo benefícios ecológicos e econômicos para as empresas de ambos os países.
“A conexão de trem definitivamente levou a uma situação de ganho mútuo para ambos os países”, disse ele, acrescentando que está confiante de que o serviço continuará a prosperar, pois seus benefícios para importações e exportações continuam fortes e mais empresas estão reconhecendo seu valor.
Markus Bangen, CEO da Duisburger Hafen AG (Duisport), uma empresa alemã que administra o porto de Duisburg, disse que o serviço ferroviário está fortalecendo os laços entre a Europa e a China, abrindo um novo mercado de transporte internacional que beneficia ambas as economias. O perfil de Duisburg está crescendo constantemente como uma parada importante na ferrovia, atraindo investimentos, criando oportunidades de emprego e impulsionando o crescimento no setor de logística, acrescentou.
O serviço de trem está desempenhando um papel cada vez mais importante na estabilização das cadeias de suprimentos globais em um ambiente geopolítico complexo, observou ele.
“A rede de trens de carga China-Europa conecta regiões domésticas e internacionais, estabelecendo um sistema de logística abrangente que abrange o continente eurasiano”, disse Zhang Xiaotao, diretor da Escola de Comércio Internacional e Economia da Universidade Central de Finanças e Economia.
“Ela fortaleceu os laços comerciais e promoveu uma integração econômica mais profunda em toda a Eurásia”, disse Zhang, acrescentando que se espera que a rede se torne mais sofisticada, oferecendo diversos serviços.
Li Chao, porta-voz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), disse que “o 100.000º trem de carga China-Europa é apenas o começo”.
“Espera-se que o serviço de trem de carga China-Europa continue melhorando e se expandindo. A CNDR, em colaboração com a China Railway e outras partes relevantes, se concentrará em aumentar a eficiência, aprimorar o gerenciamento de segurança, diversificar as rotas de transporte e impulsionar a inovação. Também serão intensificados os esforços para acelerar a expansão da rede de cooperação internacional, promovendo o desenvolvimento seguro, estável e de alta qualidade da rede de trens de carga China-Europa”, disse Li.