Seis dias para Beijing 2022: As olimpíadas inspiram uma nova geração de esportistas sobre o gelo

Com a contagem regressiva para Beijing 2022, outros atletas de desportos sobre o gelo se empenham para estar cada vez mais perto de realizar o sonho de ir às olimpíadas, mas ainda falta apoio.

Foi realizada, na última segunda (24), a inauguração da Casa das Olimpíadas de Inverno Beijing 2022, apelidada de “Casa Olímpica”. O evento marcou o início da contagem regressiva para as Olimpíadas de Inverno de Beijing 2022, que terão início no dia 4 de fevereiro. No entanto, algo chamou atenção dos desavisados: em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, em fevereiro tem carnaval – e não neve.

Apesar do Brasil ser um país sem tradição de esportes praticados no frio da neve e do gelo, “as condições naturais não podem ser um obstáculo que nos impeça de fazer alguma coisa”. É o que disse a Cônsul-Geral da República Popular da China em São Paulo, a sra. Chen Peijie.

Cônsul-Geral da República Popular da China em São Paulo, sra. Chen Peijie. Janeiro de 2022. AGÊNCIA BRASIL CHINA

O sr. Aildo Ferreira, Secretário de Esporte do Estado de São Paulo, com uma fala bem humorada na abertura do evento, brincou que a sra. Cônsul-Geral teria desafiado São Paulo a mandar atletas para Beijing 2022. “Aceitamos o desafio, e dos onze atletas brasileiros que estão indo disputar na China, quatro representam de São Paulo”. Questionada se a sra. Chen estaria surpresa, a representante chinesa em São Paulo disse não estar surpresa, mas orgulhosa do desempenho paulistano.

Essa visão é compartilhada pelos atletas brasileiros de patinação no gelo, Rodrigo Andrade e Ana Carla Decottignies, que praticam na Arena Ice Brasil (SP), onde está abrigada a Casa Olímpica.

Apresentação de Rodrigo Andrade e Giullia Rodriguez. Janeiro de 2022. AGÊNCIA BRASIL CHINA

Ambos brasileiros, eles relataram que a falta de estrutura pesa mais do que a falta de tradição. Apesar disso, eles reconhecem e são gratos pelos esforços da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) que em janeiro do ano passado inaugurou a Arena Ice Brasil, o maior complexo de esportes sobre o gelo do país.

Fundada em 1996, a CBDG é o órgão responsável pelos eventos e atletas brasileiros de bobsled, luge, skeleton, patinação no gelo, hóquei no gelo e curling no Brasil. 

Enquanto confederação, “devemos ser um facilitador para os atletas, e não um gestor final”. É o que nos explica o presidente da CBDG, sr. Matheus Ferreira. Segundo ele, a função da CBDG é propiciar “mais oportunidades, informações, programas de alto rendimento em padrões internacionais para cada modalidade”. O centro de treinamento não deve funcionar apenas para atletas de alto rendimento, mas deve facilitar também o acesso, de forma a gestar novos atletas iniciantes. 

O presidente da confederação citou como exemplo um programa na Arena Ice Brasil em patinação artística no gelo que vai desde o nível iniciante até o nível de um atleta olímpico. Para Matheus Ferreira, esse programa possibilita um reconhecimento, por parte do atleta, de que é possível trilhar esse caminho. No momento, esse programa está sendo expandido para o hóquei e o curling.

Ana Carla Decottignies em apresentação

A atleta Ana Carla Decottignies, campeã sul-americana da categoria júnior em 2016, conta que sentiu na pele a diferença que faz essa atenção aos atletas. Carioca de 21 anos, Ana Clara praticava a patinação em uma pista de shopping no Rio de Janeiro antes de “ser recebida de braços abertos” pela CBDG em São Paulo. Segundo ela, a inauguração da Casa Olímpica foi uma surpresa, e ela está grata por “prestigiar tudo isso junto da China e com todo mundo”. Para a atleta, a realização de um evento desse porte é um “sonho realizado”. 

Seus colegas que estão rumo a Beijing 2022 treinaram fora do país, se adaptaram a um cenário muito tenso. Mas Ana Clara, que já representou o Brasil na Universíade de Inverno na Rússia em 2019, conta que acredita em Deus e também em ter chances de ser a próxima representante do Brasil nas olimpíadas. 

Sobre parcerias com centros de treinamento em outros países, o sr. Matheus Ferreira mencionou os atletas brasileiros de patinação de alta velocidade em Salt Lake City, patinação artística em New Jersey e curling em Vancouver, que praticam no exterior com apoio de programas subsidiados pela confederação. Ferreira, que está em busca de novas parcerias com outros países, não descartou novas oportunidades junto ao consulado chinês, o que “pode ser benéfico para a confederação e para os atletas, tanto dentro, quanto fora do gelo”.

Mascotes das Olimpíadas de Inverno na Casa das Olimpíadas de Inverno Beijing 2022. Janeiro de 2022. AGÊNCIA BRASIL CHINA

Com o apoio do Consulado Geral da China em São Paulo, a CBDG disponibiliza a Casa das Olimpíadas de Inverno Beijing 2022 ao público entre 29 de janeiro e 20 de fevereiro. Haverá transmissão diária das competições de Beijing 2022 e exibição de vídeos sobre o evento e as modalidades.

A “Casa Olímpica” fica na Arena Ice Brasil, no acesso atrás do Extra Morumbi – Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 16741 – Jardim Fonte do Morumbi, São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui