Xi’an, 15 out (Xinhua) — Um relatório de think tank sobre “oito passos importantes” propostos pela China para apoiar a cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota enfatizou a consolidação da cooperação prática, a promoção do crescimento impulsionado pela inovação, o fortalecimento da gestão de riscos e a melhoria dos mecanismos de cooperação.
O relatório, intitulado “Oito Passos Importantes Anunciam Nova Década Promissora de Cooperação Cinturão e Rota”, foi divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Xinhua, um think tank afiliado à Agência de Notícias Xinhua, no Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional de Think Tanks & Segundo Fórum de Comunicação Internacional da Rota da Seda (Xi’an).
Em termos de promoção do crescimento impulsionado pela inovação, disse o relatório, os oito passos importantes visam promover o desenvolvimento de novas produtividades através do foco no crescimento verde e digital, enquanto expandem ainda mais a cooperação em campos emergentes.
Na mitigação de riscos, disse o relatório, a implementação bem-sucedida dos oito principais passos exigirá o aprofundamento da solidariedade e da cooperação para enfrentar conjuntamente os riscos externos e construir um consenso interno mais forte entre os países parceiros da Iniciativa Cinturão e Rota (ICR).
O relatório pediu aos países parceiros da ICR que permaneçam vigilantes contra a propaganda negativa sistêmica promovida por certos países, como falsas narrativas que rotulam a ICR como uma “armadilha da dívida”, “neocolonialismo” ou uma forma de “exportação sistêmica”, que visam minar e manchar a imagem da iniciativa.
A China anunciou os oito passos importantes com o objetivo de promover o desenvolvimento de alta qualidade do Cinturão e Rota no terceiro Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional, convocado em outubro de 2023.