Ucrânia envia ofício ao Itamaraty e pede reunião particular entre Lula e Zelensky no G7

Mais cedo hoje (19), jornais ocidentais importantes como The Independen e The New York Times afirmaram que o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, irá pessoalmente à cúpula do G20 no Japão.

Em todas as reportagens, os veículos destacaram que Zelensky pretende fazer pressão no Brasil e na Índia por sua neutralidade perante o conflito na Ucrânia. No evento, estão presentes os líderes Luiz Inácio Lula da Silva e Narendra Modi, conforme noticiado.

Mais tarde, a coluna de Tales Faria no UOL afirmou que o governo ucraniano enviou um ofício ao Itamaraty requisitando uma reunião particular entre Zelensky e Lula. Integrantes da diplomacia brasileiro confirmaram ao colunista a informação, entretanto, o Brasil ainda não retornou uma resposta a Kiev sobre a solicitação.

Já do lado indiano, de acordo com o The Hindu Times, Narendra Modi deve se encontrar com Zelensky no sábado (20) à noite, antes da reunião dos Estados-membros do Quad.

De acordo com a mídia, essa foi a informação dada por fontes oficiais do governo indiano, entretanto, do lado ucraniano, uma fonte diplomática de Kiev disse ao jornal que a reunião estava “em andamento“.

A última vez que Modi e Zelensky se encontraram foi em Glasgow, na Escócia, à margem da reunião da COP26 em 2 de novembro de 2021, relembra a mídia.