Nesse sábado (20), em um gesto de solidariedade e compromisso social, o Diretor Executivo do Centro de Assistência e Integração Social Chinês, o empresário Andre Ye, realizou uma visita às terras indígenas históricas de Ikatu-Mirim, Krukutu e Evangelista de Souza. A ação levou auxílio às aldeias, em um esforço humanitário que fortaleceu laços de cooperação entre a comunidade chinesa do Brasil e os povos originários.

Durante a visita, a equipe do Centro de Assistência e Integração Social Chinês entregou cestas básicas e roupas para a comunidade indígena. Essa doação representa um importante suporte para suprir necessidades básicas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que habitam essas terras e, apesar dos esforços do novo governo, ainda são invisibilizadas. 

Além disso, a visita foi marcada por uma ação singular. Mediado pelo Presidente do Movimento Estadual do Bem Estar Animal, Matheus Mafepi, o Centro Chinês também providenciou ração para os animais que são abandonados nessas áreas. Atualmente, são mais de 150 animais abandonados nas proximidades e acolhidos pela comunidade Guarani.

O convite a Andre e Matheus foi feito por Amanda Martins dos Santos, que lidera o Projeto Aruana e realiza ações sociais para comunidades indígenas em situação de vulnerabilidade e animais abandonados. Além de Amanda, outros estudantes de direito da Universidade Estácio de Sá acompanharam a ação.

Ao compartilhar suas impressões sobre a visita, Andre Ye destacou a situação carente dos povos indígenas: “Eles precisam de todo tipo de ajuda, e é para isso que estamos aqui.” Andre também demonstra indignação com a situação dos animais abandonados: “Não bastassem as dificuldades enfrentadas pela comunidade, eles ainda tem que arcar com a irresponsabilidade de quem abandona animais no meio da estrada.”

As lideranças indígenas, como o primeiro professor indígena da aldeia Krukutu, Geraldo de Oliveira Paula, expressaram sua gratidão pelo gesto solidário do Centro de Assistência e Integração Social Chinês. Para ele, a visita de Andre Ye representa uma valorização e um reconhecimento significativo de suas culturas, necessidades e lutas. Essa ação fortalece a importância do diálogo intercultural e da cooperação em um momento em que os desafios enfrentados pelas comunidades indígenas requerem a união de esforços em busca de soluções efetivas.