Secretaria de Turismo treinou equipes de mais de cem cidades

Objetivo é auxiliar as prefeituras na coleta e análise de dados referentes ao movimento de turistas e o impacto social e econômico

Vinculado à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP), o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) vem promovendo, desde março, cursos online de capacitação em pesquisa e monitoramento. Até o momento, 254 servidores de 108 cidades já participaram.

O objetivo do CIET é gerar informações confiáveis e que possam ajudar na criação de planos de desenvolvimento local e estadual. O CIET também é responsável por elaborar pesquisas setoriais e monitorar os indicadores de desempenho a fim de melhorar a oferta, identificando problemas e subsidiando possíveis soluções.

O curso, gratuito, visa capacitar os agentes a entender a importância e o processo de coleta e análise de dados por meio de sites, aplicativos, entre outras fontes. Também é possível a utilização de dados de órgãos públicos ou privados, como a parceria do CIET com o Clickbus, aplicativo de venda de passagens rodoviárias, ou a Airbnb, para hospedagem em residências.

O CIET utiliza de dados da Infraero (aeroportos), IBGE (informações sociais e econômicas), e ANAC (aviação), entre outros, para entender o deslocamento de turistas e a realidade de cada cidade ou região.

“Dados são o grande tesouro das grandes empresas e órgãos públicos, formando a base da estratégia de negócios e de tomada de decisões. Tão importante quanto a coleta dos dados é o tratamento, para que resultem em conhecimento aplicável. No nosso caso, a organização e análise de dados é utilizada na elaboração de políticas públicas que fomentem o turismo”, explica Fábio Montanheiro, coordenador do CIET. Os cursos, com turmas a cada quinze dias, vão até o final de junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui