Exportações chinesas de produtos ecológicos impulsionam comércio exterior

Na busca da China por um desenvolvimento de alta qualidade e baixo carbono, vestuário, eletrodomésticos e móveis deram lugar a três produtos verdes de tecnologia intensiva como os principais impulsionadores do comércio exterior.

Os novos “três principais”, a saber, baterias solares, baterias de lítio-íon e veículos elétricos, registraram um aumento de 66,9% no primeiro trimestre deste ano, segundo dados oficiais. Juntos, eles contribuíram com 2 pontos percentuais para o crescimento geral das exportações, ante 1,7 ponto percentual registrado em 2022.

“O crescimento do comércio exterior da China no primeiro trimestre é impulsionado principalmente pelas exportações relacionadas a produtos de novas energias”, avaliou Zhou Maohua, analista do China Everbright Bank.

Essa expansão é ainda mais significativa, considerando que já havia um crescimento robusto em 2022, quando as exportações de veículos elétricos, produtos fotovoltaicos e baterias de lítio-íon aumentaram 131,8%, 67,8% e 86,7%, respectivamente.

Os dados da alfândega também mostraram que as exportações tinham como destino mais de 200 países e regiões em todo o mundo no primeiro trimestre, com seus cinco principais mercados apresentando taxas de crescimento de mais de 80%. Os cinco principais mercados foram a União Europeia, os Estados Unidos, a Associação das Nações do Sudeste Asiático, a República da Coreia e o Reino Unido.

Os compradores globais lotaram os estandes desses produtos na 133ª Feira de Cantão, inaugurada em 15 de abril na cidade de Guangzhou, no sul do país. Os veículos de nova energia das empresas como a Dongfeng Liuzhou Motor e a SAIC GM Wuling receberam novos pedidos e consultas ávidas dos clientes estrangeiros nos primeiros dias do evento.

Os produtos de baixo carbono capturaram grande parte dos holofotes na segunda fase da Feira de Cantão, de 23 a 27 de abril, com alguns itens sendo vendidos por mais de US$ 1 milhão em uma única transação, segundo dados do Ministério do Comércio.

Sendo um símbolo da melhoria da estrutura comercial e do crescimento do comércio de alta qualidade do país, a presença crescente das exportações verdes na última década também revelou a vantagem competitiva e o potencial de seus respectivos setores, segundo os analistas.

A vantagem tecnológica da China na fabricação de veículos elétricos de qualidade, baterias de lítio-íon e baterias solares, juntamente com a crescente demanda global por produtos de baixo carbono, fez da China uma importante fornecedora para muitas economias, comentou Hong Yong, especialista em comércio eletrônico da Academia Chinesa de Cooperação Internacional em Comércio e Economia.

A qualidade dos veículos de nova energia chineses, por exemplo, tem sido cada vez mais elogiada por compradores estrangeiros, incluindo os da Alemanha, Japão e Austrália, de acordo com um executivo da Dongfeng Liuzhou Motor na Feira de Cantão.

A capacidade produtiva em expansão nesses setores também impulsionou as exportações. Dados oficiais mostraram que, nos dois primeiros meses, a produção total de baterias de lítio-íon aumentou anualmente  24%, enquanto os principais produtos do setor fotovoltaico registraram taxas de crescimento de cerca de 60%. Em março, a produção de veículos de nova energia aumentou 44,8% em relação a um ano atrás, atingindo cerca de 674 mil unidades.

Em um futuro próximo, os analistas dizem que as exportações verdes continuarão sendo um motor de crescimento de alta qualidade, graças a um ambiente de políticas estimulantes e investimentos contínuos.

A China prometeu consolidar a base de autossuficiência e força em ciência e tecnologia, além de cimentar e expandir as vantagens no desenvolvimento de veículos de nova energia, de acordo com uma reunião de liderança no final de abril.

O investimento do país em setores de alta tecnologia continuou a superar o crescimento geral. No primeiro trimestre, o investimento nos setores de manufatura de alta tecnologia e de serviços de alta tecnologia cresceu 15,2% e 17,8%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado.