15.7 C
São Paulo
sexta-feira - 19 abril 2024 - 04:58

‘Ele falou a verdade’, diz Mourão sobre depoimento de Pazuello à CPI da Covid

O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta sexta-feira (21) que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi “firme”, “seguro” e “falou a verdade” nos dois dias de depoimento à CPI da Covid.

General da ativa do Exército, Pazuello foi o terceiro dos quatro ministros da Saúde nomeados pelo presidente Jair Bolsonaro teve até o momento. O militar depôs na CPI na quarta (19) e quinta-feira (20) e foi acusado por senadores de mentir e de cair em contradição.

Perguntado nesta sexta sobre o desempenho de Pazuello, Mourão, que é general da reserva do Exército, elogiou o ex-ministro.

“[Pazuello] apresentou as razões dele, aí tem aquele contraponto de sempre: ‘ah, tá mentindo, tá isso, tá aquilo’. Isso faz parte do dia a dia da CPI. Eu acho que o Pazuello foi firme, foi seguro e não deixou nada sem resposta”’, disse Mourão.

Questionado se Pazuello mentiu em temas como as recomendações do governo para o uso de hidroxicloquina, remédio com ineficácia comprovada contra Covid-19, Mourão disse que o general falou a verdade.

“Eu conheço o Eduardo Pazuello já há bastante tempo. Não tenho ele como um mentiroso. Para mim, ele falou a verdade”, afirmou Mourão.

Depoimento

Ao todo, foram mais de 16 horas de depoimento do ex-ministro. À comissão, Pazuello deu explicações sobre o processo de aquisição de vacinas, as negociações sobre vacina com a farmacêutica Pfizer, as informações repassadas ao presidente da República, a atuação da pasta sobre o tratamento precoce e o colapso do oxigênio em Manaus no início do ano.

Segundo levantamento do relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), Pazuello mentiu ou se contradisse pelo menos 14 vezes. Após o depoimento, Renan defendeu a contratação de agências que fazem checagem de fatos para ajudar nos trabalhos da comissão.

Pazuello foi questionado várias vezes pelos senadores sobre a recomendação para produção e distribuição de cloroquina. O general disse que o presidente Jair Bolsonaro não deu, “em hipótese alguma”, ordens diretas sobre tratamento precoce, que envolveria o uso do remédio contra a doença. Bolsonaro defende quase que diariamente o uso do medicamento contra Covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,0588
CNY
0,6993
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

China lança rede nacional de supercomputadores

A China acaba de lançar sua rede nacional de...

Temporada de colheita de Ophiopogon japonicus traz prosperidade para agricultores

Nos últimos anos, o condado de Cao tem incentivado...

China deve a Musk o desenvolvimento da indústria de carros elétricos?

Em meio ao oceano de fake news que inunda...

Do Papa a ONU, mundo pede cautela para Irã e Israel após ataques

Apesar de ter causado poucos danos, o primeiro ataque já...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado