A Eletrolar Show, o maior evento de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, celulares e TI da América Latina, abriu suas portas mais uma vez, reunindo os principais players do mercado no Transamerica Expo Center.
Embalada pelo crescimento do mercado desde 2023, a Eletrolar acredita nos resultados positivos da edição 2024, que contou com cerca de 36 mil metros quadrados e recebeu mais de 32 mil visitantes durante os 4 dias do evento.
Os organizadores falaram sobre o ótimo desempenho do setor e do sucesso das empresas chinesas no mercado brasileiro.
Carlos Clur – Presidente Grupo Eletrolar
Além de ser aniversário de 50 anos das relações diplomáticas, o volume de negócios é recorde no ano passado. E essa indústria de eletrônicos está crescendo no Brasil e todo o mercado cresceu por volta de 11% e algumas linhas cresceram 25%.
Então, estamos em um momento muito positivo para a indústria brasileira e, ao mesmo tempo, estamos contentes com a parceria com a China. Acho que os dois países estão felizes quanto às relações diplomáticas e os negócios fechados. Esse ano teve um recorde de mais de 100 bilhões de negócios entre Brasil e China.
Mas, ao mesmo tempo, a China tem muitos produtos com alta tecnologia e muitas parcerias também de fábricas no país, tem várias fábricas que a China está investindo e algumas que já são antigas, mas é uma grande parceria, de sucesso.
Os visitantes puderam conhecer mais de 12 mil produtos e inovações, exibidos nos estandes dos mais de 700 expositores presentes ao evento.
Tommy – Gerente para Américas da Ugreen
Desta vez viemos aqui principalmente para trazer toda a nossa gama de produtos de carregamento e acessórios de informática.
Nos concentramos principalmente em carregamento e energia, relacionados a como ajudar os usuários a poupar energia. E poupando no consumo de energia, podemos contribuir com o esforço da Ugreen para o desenvolvimento sustentável.
A forte presença de empresas chinesas na Eletrolar 2024 abre um leque de oportunidades de negócios para o Brasil. As empresas brasileiras podem se beneficiar em parcerias com empresas chinesas para importar produtos, desenvolver novas tecnologias e acessar novos mercados.
André Pasinato – Comprador do Grupo Gazin
A gente, ou cada vez mais gente tem visto o consumidor brasileiro aceitar marcas em geral da China como produto de qualidade. A gente já compra eletrodoméstico, TV, parte de áudio também.
O produto chinês agora ele já vem com muita força, então o consumidor e ele não tem mais vinculado o produto chinês como produto de baixa qualidade.
O produto chinês ele é muito competitivo e principalmente a qualidade. A gente sempre tem que buscar o produto de qualidade para introduzir no nosso negócio.
Alguns expositores chineses participaram pela primeira vez do evento e apostam no mercado brasileiro para expandir seus negócios.
Peng Shaoyang, Gerente de negócios da SAPU
Participamos de diversas exposições em países de todo o mundo.
Viemos pela primeira vez ao Brasil, como primeira parada no continente sul-americano.
Acreditamos que o Brasil tem um mercado vasto e os consumidores daqui têm amplas perspectivas de consumo.
Nossos produtos atendem à demanda do povo brasileiro por Air Fryer e ventiladores sem pás de alta qualidade.
Esperamos que nossos produtos chineses sejam entregues às famílias brasileiras, introduzindo produtos mais inovadores e tecnológicos na sua vida cotidiana e para aumentar a qualidade da vida.
Entre os segmentos que se destacaram no primeiro semestre de 2024, está o de ar-condicionado, que registrou aumento de 88% nas vendas e a aceitação das marcas chinesas tem sido cada vez maior.
Carlos Murano – Chefe de Vendas da GREE
Hoje em dia no Brasil, as marcas chinesas têm uma aceitação muito boa e superou algumas incertezas e inseguranças do passado. Hoje os brasileiros entendem que produtos chineses é produto de qualidade. Isso foi uma conquista muito grande das marcas chinesas.
A gente passou por um período em que marcas chinesas não tinham tanta qualidade e hoje em dia, as marcas que tem no Brasil que a gente trabalha e segmentos automotivos e algumas outras mostram muita qualidade e segurança para o consumidor.
Hoje estamos um momento que eu posso dizer que é o momento de maior sucesso das relações comerciais.
Eu enxergo para frente que isso só melhore os investimentos das empresas chinesas aqui só aumentem que eu, no meu modo de ver, o mercado brasileiro é um mercado que provoca muito os chineses, fornecedores chineses e eu acredito muito na qualidade e acredito que esse é que é o momento de virada para marcas chinesas no país a aceitação está muito maior.
A feira Eletrolar 2024 se destaca como um verdadeiro termômetro do mercado eletroeletrônico, onde inovação e sustentabilidade caminham lado a lado. As empresas participantes demonstram que estão prontas para enfrentar os desafios do futuro, apresentando soluções que não só atendem às necessidades dos consumidores, mas também contribuem para um mundo mais conectado e sustentável.