Em 3 de novembro, o presidente chinês Xi Jinping enviou uma carta para a 5ª Conferência de Cidades irmãs China-EUA.
Xi Jinping apontou que a base das relações sino-americanas reside na interação entre os cidadãos, e que a força dessas relações vem da amizade entre os povos. As províncias e cidades irmãs representam um meio importante para aprofundar a amizade entre os cidadãos dos dois países e alcançar benefícios mútuos. Desde o estabelecimento da primeira relação de cidade irmãs em 1979, China e Estados Unidos já estabeleceram 284 relações de províncias e cidades irmã. Ao longo de mais de 40 anos, essas províncias e cidades amigas têm cooperado estreitamente e obtido resultados frutíferos, trazendo benefícios tangíveis para os povos de ambos os países.
Xi Jinping enfatizou que a Conferência de Cidades irmãs China-EUA é um mecanismo importante para a interação local entre os dois países, e tem desempenhado um papel positivo na promoção do desenvolvimento de cidades irmãs e aprofundamento da cooperação entre elas desde sua criação. Ele expressou a esperança de que todas as partes envolvidas continuem a servir como uma ponte para a interação local entre China e Estados Unidos, ajudando as províncias e cidades dos dois países a cruzar o vasto Oceano Pacífico, e a desempenhar um papel maior na promoção do desenvolvimento estável e saudável das relações sino-americanas e na melhoria do bem-estar dos povos dos dois países.
A 5ª Conferência de Cidades Irmãs China-EUA foi realizada na cidade de Suzhou, província de Jiangsu, com o tema “Construindo Cidades Verdes, Compartilhando Bem-Estar Público”. O evento foi co-organizado pela Associação Chinesa de Amizade com o Estrangeiro e o Governo Popular da Província de Jiangsu.