O presidente da China, Xi Jinping, não deve participar da próxima cúpula do G20, que acontecerá na Índia, nos dias 9 e 10 de setembro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (31) pela agência de notícia Reuters e o jornal Financial Times.
Fontes ouvidas pela Reuters afirmam que a China será representada pelo primeiro-ministro Li Qiang na reunião que acontecerá em Nova Délhi. A agência de notícias afirma ter procurado os ministérios das Relações Exteriores da Índia e da China, mas não obteve resposta.
Caso Xi realmente não participe do evento, a expectativa de uma reunião entre o líder chinês e o presidente dos EUA, Joe Biden, será frustrada. As duas maiores potências vivem um momento de tensão nas relações diplomáticas e trocam acusações e sanções.
A última reunião de Xi e Biden foi nos bastidores da cúpula do G20 em Bali, Indonésia, em novembro de 2022.
Além disso, a China tem uma disputa de fronteira com a Índia nas proximidades da Cordilheira do Himalaia e confrontos na região resultaram em 24 mortes em 2020. O tópico causa desentendimentos entre os chineses e os indianos.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também não participará do evento, assim como não participou da última reunião do Brics – por existir um mandado de prisão contra ele emitido pelo Tribunal Penal Internacional – , e será representado pelo seu ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.
Xi, por sua vez, participou da última reunião do Brics, na África do Sul.