Preservando o artesanato tradicional

Antes de assar as esculturas de tijolo, Xie Xinjian deixa as obras secarem ao ar livre (Foto: Liu Yongxia)

O Zhuansu (escultura de tijolo) de Juancheng como Patrimônio Cultural Imaterial Nacional tem sido transmitido de geração em geração desde a era Guangxu da dinastia Qing. Começando com Xie Mingfang e passando por Xie Zhenqian, Xie Xueyun, Xie Ruide e Xie Xinjian, já são cinco gerações.

“As principais obras representativas da escultura de tijolo de Juancheng incluem a escultura de tijolo de ópera e a escultura de tijolo de flores e pássaros. Na concepção artística e na forma de expressão, são frequentemente usadas técnicas de deformação, exagero e abstração”, explicou Xie Xinjian. A escultura de tijolo de Juancheng é uma decoração arquitetônica única da região sudoeste de Shandong, frequentemente colocada nos telhados das casas, com uma longa história. Ela difere das esculturas em tijolo de Tianjin e das esculturas em argila de Guangdong, mantendo as características tradicionais da escultura e modelagem folclóricas.

Xie Xinjian explicou: “Comecei a aprender as habilidades de escultura de tijolo com meu avô Xie Xueyun quando tinha cerca de 10 anos de idade. O processo tradicional de queima da escultura de tijolo segue etapas como quebrar a terra, coletar argila, preparar a argila, amassar a argila, fazer a base, modelar, secar a base, carregar o forno, assar, abafar e retirar do forno. Como é um processo puramente manual, cada peça de escultura de tijolo é única, sem repetições.” A escultura de tijolo é feita inteiramente à mão, usando ferramentas como réguas de madeira, pincéis de fibra, facas de corte e facas de escavação. Um forno circular feito à mão com cerca de 2 metros de diâmetro é usado para assar as peças. Ele pode assar mais de 300 peças pequenas de escultura de tijolo e mais de 20 peças grandes. A temperatura dentro do forno pode chegar a mais de 700 graus Celsius, e é controlada apenas pelos olhos e experiência dos mestres.

Segundo Xie Xinjian, a solidez e a qualidade da escultura de tijolo dependem principalmente do tempo de queima e do processo de abafamento. O forno é selado com barro, regado com água e as peças de escultura de tijolo são umedecidas lentamente. A cor das esculturas de tijolo mudará de vermelho para azul. As peças de tijolo azuis são mais resistentes do que as vermelhas e têm uma vida útil mais longa. As peças precisam permanecer no forno por pelo menos um a dois dias antes de serem retiradas.

“Uma obra-prima de escultura de tijolo precisa ter uma estrutura imponente. Tomemos o exemplo da escultura de tijolo de leão. O corpo deve se estender para cima, a boca deve estar aberta e mostrando os dentes, e os olhos devem estar dentro da cavidade, brilhantes e expressivos”, disse Xie Xinjian. No passado, a escolha da forma do telhado e do estilo do animal nas partes superiores também era cuidadosamente considerada, com divisões como “telhado de flor de lótus” e “telhado de dragão enrolado”, sendo que o último, com os dragões entrelaçados, era o mais alto em status, frequentemente apresentando a cena de “dois dragões brincando com uma pérola”.

Escultura de Tijolo: Leão (Foto: Cui Ruirui)

Além de ser um escultor de tijolos, Xie Xinjian também é um professor de política na Escola Secundária Penglou, em Juancheng. “Hoje em dia, trabalhar nesse setor não é suficiente para sustentar uma família. A escultura de tijolos feita à mão é menos eficiente em termos de produção, não permitindo a produção em massa. Por isso, o mercado é relativamente pequeno e exige perseverança, paciência e persistência para se estabelecer, sobreviver e crescer nesta indústria”, disse Xie Xinjian.

Hoje em dia, o escultor está envolvido na iniciativa “Herança Imaterial nas Escolas”, ensinando voluntariamente a arte da escultura de tijolos em várias escolas primárias e secundárias de Penglou, Juancheng. “Como herdeiro da escultura de tijolos de Juancheng, sinto profundamente minha responsabilidade na preservação e transmissão. Estou explorando várias formas de transmissão, como o programa ‘Herança Imaterial nas Escolas’. Eu dou palestras para as crianças para que elas possam entender a escultura de tijolo, apreciar a beleza da arte da escultura de tijolo de maneira direta e, ao mesmo tempo, transmitir e promover a excelente cultura tradicional chinesa em seu aprendizado.”