O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, participou e discursou nesta quarta-feira na Cúpula Virtual de Líderes do G20, em Beijing.
Observando que o caminho para a recuperação econômica global ainda é difícil, Li disse que a China está pronta para trabalhar com todas as partes para manter a aspiração original da cooperação, responder ao chamado dos tempos e seguir em frente para criar um futuro melhor para a humanidade.
Li pediu aos membros do G20 que deem alta prioridade à cooperação para o desenvolvimento e se oponham à politização das questões de desenvolvimento.
O premiê disse que medidas mais práticas devem ser tomadas para implementar o consenso alcançado na 18ª Cúpula do G20, em Nova Déli.
“É necessário coordenar e cooperar mais estreitamente, revitalizar o multilateralismo, continuar a fortalecer a cooperação macropolítica e prestar mais atenção às preocupações dos países em desenvolvimento na reforma da Organização Mundial do Comércio e do Fundo Monetário Internacional”, disse Li.
Observando que a China demonstrou por meio de ações práticas sua firme determinação em promover a abertura de alto nível e compartilhar oportunidades de desenvolvimento com o mundo, Li disse que a China continuará a trabalhar com todas as partes de forma aberta e inclusiva para dar maior contribuição para a recuperação econômica mundial e o desenvolvimento e prosperidade globais.
Líderes de membros do G20, líderes de países convidados e chefes de organizações internacionais relevantes participaram da reunião.