Plenário faz preparação abrangente para 20º Congresso Nacional do PCCh

O 19º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) concluiu sua sétima sessão plenária em Beijing nesta quarta-feira com um comunicado emitido.

Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCCh, fez um importante discurso na sessão de quatro dias, que foi presidida pelo Birô Político do Comitê Central do PCCh.

Foi decidido na sessão plenária que o 20º Congresso Nacional do PCCh será aberto no dia 16 de outubro em Beijing, segundo o comunicado.

Incumbido pelo Birô Político do Comitê Central do PCCh, Xi apresentou um relatório de trabalho à sessão plenária.

A sessão plenária também discutiu e aprovou um relatório a ser feito pelo 19º Comitê Central do PCCh para o 20º Congresso Nacional do PCCh, um relatório de trabalho da 19ª Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCID) do PCCh para o congresso e uma emenda à Constituição do PCCh.

Os três documentos serão submetidos ao iminente congresso para análise e deliberação, informa o comunicado.

Durante a sessão, Xi fez observações explicativas sobre o projeto do relatório pelo 19º Comitê Central do PCCh para o 20º Congresso Nacional do PCCh. Wang Huning fez esclarecimentos sobre o projeto de emenda à Constituição do PCCh.

Foi observado na sessão que, ao longo do ano passado, frente a uma situação internacional complexa e desafiadora e tarefas exigentes de avançar a reforma, promover o desenvolvimento e manter a estabilidade no país, o Birô Político do Comitê Central do PCCh implementou plenamente o Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era e uniu e liderou todo o Partido, as forças armadas e o povo de todos os grupos étnicos para garantir novas e grandes conquistas nas causas do Partido e do Estado, criando condições favoráveis para a realização do 20º Congresso Nacional do PCCh.

Os últimos cinco anos desde o 19º Congresso Nacional do PCCh foram incomuns e extraordinários, salienta a nota oficial.

Nos últimos cinco anos, o Comitê Central do PCCh, com o camarada Xi Jinping em seu núcleo, hasteou no alto a bandeira do socialismo com características chinesas e uniu e liderou todo o Partido, as forças armadas e o povo de todos os grupos étnicos para completar a missão histórica de construir uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos e, assim, realizar a primeira meta centenária, e embarcar em uma nova jornada para construir um país socialista moderno em todos os aspectos e avançar rumo à segunda meta centenária, aponta o documento.

Nos últimos cinco anos, o Comitê Central do PCCh, com o camarada Xi Jinping em seu núcleo, uniu e liderou todo o Partido, as forças armadas e o povo de todos os grupos étnicos para lidar efetivamente com a grave e complexa situação internacional e uma série de grandes riscos e desafios e impulsionou o socialismo com características chinesas para uma nova era de forma enérgica, segundo o texto.

Muitos problemas difíceis que permaneciam não resolvidos por muito tempo foram solucionados, muitas coisas de vital importância e significado de longo prazo foram feitas e grandes conquistas que chamaram a atenção do mundo foram alcançadas na causa do Partido e do país.

O comunicado observa que essas grandes conquistas foram resultado de esforços concertados de todos os membros do Partido e de todo o povo chinês sob a forte liderança do Comitê Central do PCCh, com o camarada Xi Jinping em seu núcleo, e sob a orientação do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era.

A nota enfatiza que o Partido estabeleceu a posição de núcleo do camarada Xi Jinping no Comitê Central do PCCh e no Partido como um todo, e definiu o papel de orientação do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era. Isso reflete a vontade comum do Partido, das forças armadas e do povo chinês de todos os grupos étnicos e é de significado decisivo para avançar a causa do Partido e do país na nova era e para impulsionar o processo histórico de grande revitalização nacional.

A sessão deliberou sobre o trabalho da 19ª CCID do PCCh, observando que as comissões de inspeção disciplinar em todos os níveis, sob a forte liderança do Comitê Central do PCCh, com o camarada Xi Jinping em seu núcleo, implementaram resolutamente as decisões estratégicas de autorreforma e autogovernança completa e rigorosa do Partido.

Uma vitória esmagadora foi alcançada na luta contra a corrupção e isso foi consolidado de forma abrangente, destaca o documento.

A sessão analisou a situação e as tarefas atuais e realizou uma discussão profunda sobre questões importantes, incluindo defender e desenvolver o socialismo com características chinesas na nova jornada na nova era e a construção de um país socialista moderno em todos os aspectos. Ela fez uma preparação abrangente para o iminente 20º Congresso Nacional do PCCh, informa o comunicado.

A sétima sessão plenária do 19º Comitê Central do PCCh foi aberta em Beijing em 9 de outubro, com 199 membros e 159 membros suplentes presentes. Membros da CCID e principais funcionários de departamentos relacionados também estiveram presentes, sem direito a voto.

De acordo com a Constituição do PCCh, a sessão decidiu admitir Ma Guoqiang, Wang Ning e Wang Weizhong como membros do 19º Comitê Central do PCCh. Eles eram membros suplentes do comitê.

A sessão também aprovou a expulsão de Fu Zhenghua, Shen Deyong e Zhang Jinghua do PCCh, conforme decidido pelo Birô Político do Comitê Central do PCCh, bem como a punição de Li Jia, que foi afastado de seu cargo no Partido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui